Letramento informacional em processos educativos digitais: padrão de comportamento informacional de docentes do curso de Pedagogia no uso de biblioteca digital
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.22879Palavras-chave:
comportamento informacional. pedagogia. biblioteca digital. biblioteca universitária. estudo de usuários.Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar o padrão de comportamento informacional dos docentes do curso de Pedagogia de uma Instituição de Educação Superior Privada do Distrito Federal no uso de sua biblioteca digital e como isso pode contribuir para suas práticas pedagógicas. Para tanto, foi utilizada técnica de grupo focal e os dados revelaram um padrão de comportamento informacional com contextos influenciados por estratégias institucionais, barreiras culturais e tecnológicas, mas com comportamentos específicos que qualificam o processo de ensino e aprendizagem por meio das atividades de busca científica e acadêmica, bem como pelas ações de prática docente e formação continuada.
Downloads
Referências
AGUIAR, N. C. de. A Contribuição Teórica de Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque para o Discurso da Competência Informacional no Brasil. Ciência da Informação em Revista, Maceió, v. 4, n. 1, p. 17-27, maio 2017.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BACKES, Dirce Stein et al. Grupo focal como técnica de coleta e análise de dados em pesquisas qualitativas. O mundo da saúde, v. 35, n. 4, p. 438-42, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BORGES, J. Competências infocomunicacionais: estrutura conceitual e indicadores de avaliação. Informação e Sociedade, v. 28, n. 1, p. 123-140, 2018.
BULMER, M. Social policy research. London: Macmillan, 1978.
CAMPELLO, B. O movimento da competência informacional: uma perspectiva para o letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 2, n. 3, p. 28-37, set./dez. 2003.
CAMPELLO, B. Letramento informacional no Brasil: práticas educativas de bibliotecários em escolas de ensino básico. 2009. 208 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
CRESWELL, John W.; CLARK, Vicki L. Plano. Designing and conducting mixed methods research. 2007.
GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: FCI/UNB, 2012. 178p.
GASQUE, K. C. G. D. Delineamento do conceito de letramento e termos relacionados. In: GASQUE, K. C. G. D. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: Faculdade de Ciência da Informação / Universidade de Brasília, 2012, p. 28-39.
GASQUE, K. C. G. D. Arcabouço conceitual do letramento informacional. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 39, n. 3, p. 83-92, set./dez. 2010.
GASQUE, K. C. G. D.; COSTA, S. M. de S. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação, v.32, n.3, p.54-61, 2003.
LAU, J. Diretrizes sobre desenvolvimento de habilidades de informação para a aprendizagem permanente. Boca del Rio: [s.n], 2007.
PERES, Mônica Regina. Competência informacional: educação e sociedade. Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, v. 4, n. 1, p. 22-34, 2011.
PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da Pesquisa Aplicável à s Ciências. São Paulo: Atlas, 2006.
SILVA, C. M. M. da; MOREIRA, J. R.; SILVA, J. R. de F. Comportamento informacional versus comunicação: aplicação de modelos em contextos multidisciplinares. Biblos: Revista de Bibliotecología y Ciencias de la Información, n. 57, 2014.
SUDMAN, S.; BRADUM, N. M. Asking questions. San Francisco: Jossey-Bass, 1982.
WILSON, T. D. On user studies and information need’s. Journal of Documentation, London, v. 37, n. 1, p. 3-15, 1981.
WILSON, T. D. Information behaviour: an interdisciplinary perspective. Information Processing and Management, v. 33, n. 4, p. 551-572, 1997.
WILSON, T. D. Models in information behaviour research. Journal of documentation, v. 55, n. 3, p. 249-270, 1999.
WILSON, T. D. Human information behaviour. Information Science, v. 3, n. 2, p. 49-54, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.