Critérios para a avaliação de taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico

Autores

  • Raphael da Silva Cavalcante Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

comércio eletrônico, organização da informação, sítios da web, taxonomia navegacional

Resumo

Esta pesquisa estuda as taxonomias navegacionais como instrumentos para representação e organização da informação. O objetivo principal consiste na proposição de critérios para a avaliação das taxonomias navegacionais empregadas em sítios de comércio eletrônico. A escolha do ambiente de aplicação considera o uso difundido das taxonomias nos sítios referidos. Em seu percurso metodológico, a pesquisa apresenta revisão de literatura, na qual se discutem aspectos teóricos acerca de informação, conhecimento, sistemas de organização do conhecimento e taxonomias. Dessa forma, são definidos dois critérios de avaliação: a Comunicabilidade e a Organização. A amostra selecionada para a aplicação dos critérios compõe-se de cinco lojas virtuais. O resultado da avaliação de cada loja é representado por uma menção qualitativa. Finalmente, entende a construção de taxonomias como uma atividade subjetiva, mas defende que recomendações mínimas devem ser consideradas. Os critérios de avaliação são validados.

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Biografia do Autor

Raphael da Silva Cavalcante, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2012). Possui graduação em Biblioteconomia também pela Universidade de Brasília (2007). Profissionalmente, exerce o cargo de Analista Legislativo - Bibliotecário da Câmara dos Deputados. Tem interesse no estudo de Sistemas de Organização do Conhecimento, processos de disseminação da informação e do papel social exercido pelas bibliotecas e bibliotecários.

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Publicado

2016-03-02

Como Citar

Cavalcante, R. da S. (2016). Critérios para a avaliação de taxonomias navegacionais em sítios de comércio eletrônico. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 323. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2263

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações