Os novos papéis da biblioteca universitária brasileira

Autores

  • Fabiene Castelo Branco Diógenes Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

bibliotecas digitais, bibliotecas universitárias, Brasil, gestão da informação

Resumo

A pesquisa pretendeu identificar quais são as novas tendências das bibliotecas universitárias brasileiras no século XXI, visando a identificar os novos papéis dessas instituições no cenário das universidades brasileiras nos próximos dez anos. A metodologia da pesquisa foi baseada: a) em pesquisa documental histórica para identificar o contexto social, político e intelectual da trajetória das bibliotecas universitárias, da Idade Média `à época atual; b) em pesquisa documental para identificar os dilemas pelos quais passam, no século XXI, essas instituições e os desafios que serão enfrentados por elas; c) no Método de Delfos, uma das técnicas utilizadas em prognósticos, adequada a estudos de assuntos não muito conhecidos, com capacidade de lidar com maiores quantidades de dados Foram aplicadas duas rodadas de questionário via web a especialistas da área de educação superior e biblioteca universitária que possibilitaram coletar a opinião dos especialistas sobre as tendências das bibliotecas universitárias nos seus aspectos gerais: liderança, finanças, recursos humanos; usuário, acervo, serviços, espaço, novas tecnologias, desafios da universidade e tendências gerais ligadas ao Estado, à sociedade, à ciência, à tecnologia e à inovação. A análise de dados revelou que dentre as tendências identificadas com expressivo consenso para as bibliotecas universitárias estão a adoção de indicadores de qualidade de coleção, de produtos e serviços; de qualidade de pessoal, indicadores de novas tecnologias, conhecimento das necessidades de trabalho dos usuários e método de buscas por informação, demanda de maiores verbas na área de tecnologia de informação; usuários da biblioteca universitária demandarão acesso cada vez mais rápido aos serviços oferecidos; as bibliotecas universitárias deverão abrigar coleções impressas e digitais. Mas, sobretudo revelou que a biblioteca universitária está inserida em contexto da universidade e do Estado cujas tendências identificadas como de consenso expressivo para a universidade foram a ênfase no processo de ensino no papel do professor na construção do conhecimento; preservação da produção intelectual da comunidade universitária; ênfase no processo de ensino aprendizagem do aluno; ênfase no processo de ensino na inter-relação do ensino, pesquisa, extensão e serviços; preservar o conhecimento produzido nessa instituição. A expectativa é que os resultados da pesquisa possam contribuir para as discussões e reflexões acerca do futuro dessas bibliotecas, no planejamento das bibliotecas universitárias brasileiras, na formulação de futuras políticas públicas integradas para essa área, hoje inexistentes no Brasil.

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Biografia do Autor

Fabiene Castelo Branco Diógenes, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (1983), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (1989) com o tema desenvolvimento de coleções. Doutorado em Ciência da Informação na Universidade de Brasília (2012) tendo desenvolvido pesquisa sobre os o novos papéis da biblioteca universitária brasileira. Tem atuado em serviços técnicos de tratamento de informação, em gerência de programas de informação visando acessibilidade ao documento primário em C&T, planejamento e administração de sistemas e redes de Informação em ciência e tecnologia em ambientes virtuais. Atualmente no IBICT vem realizando acompanhamento de projetos de informação da Coordenação de Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e participando do desenvolvimento de metodologia de aprendizagem informacional.

Referências

Sem referências.

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Publicado

2016-03-02

Como Citar

Diógenes, F. C. B. (2016). Os novos papéis da biblioteca universitária brasileira. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 313–314. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2255

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações

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