Arquitetura da informação: uma proposta para fundamentação e caracterização da disciplina científica

Autores

  • Andre Henrique de Siqueira Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

arquitetura da informação, ciência da informação, teoria do conhecimento

Resumo

Apresenta uma proposta para definição da Arquitetura da Informação como disciplina científica de fundamentação filosófica e implicações tecnológicas práticas. Identifica o hiato existente entre as práticas da Arquitetura da Informação e de um modelo teórico, tanto de natureza filosófica quanto científica, que a sustente. Realiza uma revisão bibliográfica sobre as relações entre a Arquitetura da Informação e seus fundamentos epistemológicos, suas relações com a Ciência da Informação e a possibilidade de executar uma redução teórica da Arquitetura da Informação aos modelos da Ciência da Informação. Com base na revisão da literatura, argumenta sobre a inexistência de um fundamento filosófico que sustente as atuais práticas da arquitetura da informação. Para fundamentar a construção de uma disciplina cientifica de Arquitetura da Informação, realiza uma revisão sobre a Filosofia da Ciência e busca identificar critérios de caracterização da prática científica. Como resultados esta tese propõe as bases filosóficas, as científicas e as tecnológicas da disciplina de Arquitetura da Informação. Propõe uma postulação filosófica para uma ontologia, uma fenomenologia e uma epistemologia para a Arquitetura da Informação de modo a caracterizar um universo de discurso que permita a delimitação do campo científico da disciplina. Assume um conceito de Ciência, identifica critérios para caracterização da Arquitetura da Informação como disciplina científica e apresenta as categorias da Manifestação, da Forma, do Contexto e do Significado como categorias fundamentais, situadas no contexto filosófico construído, para a prática científica da Arquitetura da Informação. Apresenta um modelo referencial de uma Teoria Geral da Arquitetura da Informação e uma estrutura de aplicação deste modelo. Com base na fundamentação científica desenvolvida, apresenta um conjunto de princípios tecnológicos que norteiam a prática da Arquitetura da Informação na construção de soluções e caracteriza uma fundamentação tecnológica para a disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andre Henrique de Siqueira, Universidade de Brasília - UnB

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pela UnB, possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998) e MBA em Gestão da Tecnologia da Informação. Desde 2007 trabalha como analista de sistemas no Banco Central do Brasil. É pesquisador associado do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação da UnB. Especializado em Gestão da Tecnologia da Informação, atuou como gerente do projeto de software do novo modelo de Loterias na Caixa Econômica Federal. Áreas de competência incluem: Arquitetura da Informação, Engenharia de Software, Teoria Unificada da Informação, Governança Corporativa, Gestão de Conteúdos Corporativos (ECM), Gestão de Projetos, Gestão da Qualidade, Teste de Software, Segurança da Informação, Melhoria de Processos de Software, Modelagem de Processos de Negócio (BPM) e Arquitetura Orientada a Serviços (SOA).

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Siqueira, A. H. de. (2016). Arquitetura da informação: uma proposta para fundamentação e caracterização da disciplina científica. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 9(1), 310. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2251

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações