O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet

Autores

  • Maíra Murrieta Costa Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

Bibliografia;, Guia de fontes de informação;, Guia de literatura;, Social bookmarking;, Teoria fundamentada;, Web 2.0

Resumo

Contextualiza as ferramentas da segunda geração da web de forma a analisar seu potencial para a oferta de serviços e produtos de informação on-line, em especial o guia de literatura em ambiente web. Assim, a revisão de literatura inclui temas como: redes sociais, web 2.0 e suas ferramentas (wiki, blog, social bookmarking) e guia de literatura. Na sequência, discute-se o processo de armazenagem de URL’s favoritas em plataformas de social bookmarking e o fato de que esse processo culmina com a criação de uma lista de sites ou documentos recomendados, aproximando-se da definição de um guia de literatura. Apresenta como objetivo geral a análise comparativa das plataformas de social bookmarking quanto a sua adequação para a produção de guia de literatura na web. Para tanto, desenharam-se os seguintes objetivos específicos: identificar as plataformas de social bookmarking existentes; descrever as características e plataformas de social bookmarking; avaliar a facilidade de uso das plataformas sob a perspectiva de profissionais da informação e identificar e descrever as etapas de elaboração de um guia de literatura. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem mista no tratamento dos dados. Os procedimentos de coleta de dados priorizaram a coleta de dados qualitativa, onde foi utilizada a Teoria Fundamentada (Grounded Theory) como instrumento de investigação. Apesar da ênfase na análise qualitativa, alguns questionamentos puderam e precisaram ser avaliados também do ponto de vista quantitativo. São analisadas as plataformas Citeulike e Connotea pelo fato de que estas plataformas se preocupam com a informação acadêmica on-line. A pesquisa documental foi realizada no site das respectivas plataformas. A pesquisa de campo foi realizada em uma amostra inicial, composta por 22 alunos matriculados na disciplina de pós-graduação "Fontes de Informação". Ao todo foram aplicados três questionários. O primeiro identifica o perfil do aluno quanto ao uso da internet e de redes sociais; o segundo teve como objetivo avaliar o protótipo de um guia de literatura desenvolvido em social bookmarking, sob a perspectiva do usuário; e o terceiro teve como objetivo avaliar as plataformas de social bookmarking sob a perspectiva do desenvolvedor de um guia de literatura. A saturação teórica do estudo foi obtida por meio do questionário aplicado à equipe de duas bibliotecas americanas que utilizam o Del.icio.us para desenvolver seus guias de literatura. Os dados coletados revelam que no Connotea é mais fácil localizar a informação do que no Citeulike. Os campos disponibilizados para a descrição de documentos no Connotea não são adequados para um guia de literatura na web, já os campos do Citeulike são considerados adequados. Os participantes da pesquisa utilizariam o Citeulike para desenvolver um guia de literatura na web, mas não utilizariam o Connotea. As bibliotecas americanas, apesar de terem pesquisado sobre o Connotea e o Citeulike preferiram utilizar o Del.icio.us para disponibilizar seus guias. Dentre os motivos houve destaque para a estabilidade e número de usuários da plataforma.

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Biografia do Autor

Maíra Murrieta Costa, Universidade de Brasília - UnB

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Especialista em Administração Estratégica de Sistemas de Informação pela Fundação Getúlio Vargas. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade de Brasília. É serdivora pública, Tecnologista Pleno do Ministério de Ciência e Tecnologia. Tem experiência na área de planejamento de sistemas de informação, com ênfase em recuperação da informação on-line.

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Publicado

2015-09-03

Como Citar

Costa, M. M. (2015). O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 8(2), 281–282. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/2117

Edição

Seção

Resumo de teses e dissertações