O social bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na Internet
Palabras clave:
Bibliografia;, Guia de fontes de informação;, Guia de literatura;, Social bookmarking;, Teoria fundamentada;, Web 2.0Resumen
Contextualiza as ferramentas da segunda geração da web de forma a analisar seu potencial para a oferta de serviços e produtos de informação on-line, em especial o guia de literatura em ambiente web. Assim, a revisão de literatura inclui temas como: redes sociais, web 2.0 e suas ferramentas (wiki, blog, social bookmarking) e guia de literatura. Na sequência, discute-se o processo de armazenagem de URL’s favoritas em plataformas de social bookmarking e o fato de que esse processo culmina com a criação de uma lista de sites ou documentos recomendados, aproximando-se da definição de um guia de literatura. Apresenta como objetivo geral a análise comparativa das plataformas de social bookmarking quanto a sua adequação para a produção de guia de literatura na web. Para tanto, desenharam-se os seguintes objetivos específicos: identificar as plataformas de social bookmarking existentes; descrever as características e plataformas de social bookmarking; avaliar a facilidade de uso das plataformas sob a perspectiva de profissionais da informação e identificar e descrever as etapas de elaboração de um guia de literatura. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com abordagem mista no tratamento dos dados. Os procedimentos de coleta de dados priorizaram a coleta de dados qualitativa, onde foi utilizada a Teoria Fundamentada (Grounded Theory) como instrumento de investigação. Apesar da ênfase na análise qualitativa, alguns questionamentos puderam e precisaram ser avaliados também do ponto de vista quantitativo. São analisadas as plataformas Citeulike e Connotea pelo fato de que estas plataformas se preocupam com a informação acadêmica on-line. A pesquisa documental foi realizada no site das respectivas plataformas. A pesquisa de campo foi realizada em uma amostra inicial, composta por 22 alunos matriculados na disciplina de pós-graduação "Fontes de Informação". Ao todo foram aplicados três questionários. O primeiro identifica o perfil do aluno quanto ao uso da internet e de redes sociais; o segundo teve como objetivo avaliar o protótipo de um guia de literatura desenvolvido em social bookmarking, sob a perspectiva do usuário; e o terceiro teve como objetivo avaliar as plataformas de social bookmarking sob a perspectiva do desenvolvedor de um guia de literatura. A saturação teórica do estudo foi obtida por meio do questionário aplicado à equipe de duas bibliotecas americanas que utilizam o Del.icio.us para desenvolver seus guias de literatura. Os dados coletados revelam que no Connotea é mais fácil localizar a informação do que no Citeulike. Os campos disponibilizados para a descrição de documentos no Connotea não são adequados para um guia de literatura na web, já os campos do Citeulike são considerados adequados. Os participantes da pesquisa utilizariam o Citeulike para desenvolver um guia de literatura na web, mas não utilizariam o Connotea. As bibliotecas americanas, apesar de terem pesquisado sobre o Connotea e o Citeulike preferiram utilizar o Del.icio.us para disponibilizar seus guias. Dentre os motivos houve destaque para a estabilidade e número de usuários da plataforma.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Maíra Murrieta Costa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor/a
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantiene los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo Creative Commons - Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0), permitiendo el reparto del trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.ej.: distribuir en el repositório institucional o publicar como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen permiso y son apoyados a distribuir su trabajo online (p.ej.: en repositórios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar efectos productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.