Impacto do compartilhamento da informação e do conhecimento para o desenvolvimento de inovações em grandes organizações
Palavras-chave:
Banco do Brasil;, Barreiras no compartilhamento;, Compartilhamento da informação e do conhecimento;, Contexto organizacional;, Desenvolvimento de inovações;, Estudo de usuários;, Níveis organizacionaisResumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o impacto do compartilhamento da informação e do conhecimento no desenvolvimento de inovações no segmento Governo do Banco do Brasil (BB) e se justificou pela contribuição dada à Ciência da Informação relacionada a estudos sobre a gestão da informação, a criação do conhecimento e o desenvolvimento de inovações. Essa contribuição, de forma mais específica, consistiu no alargamento da teoria sobre o impacto das barreiras ao compartilhamento da informação e do conhecimento nos diferentes níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional). Para tanto, foi necessário compreender em profundidade a prática do compartilhamento da informação e do conhecimento para o desenvolvimento de inovações e o ferramental teórico que lhe dá sustentação. No referencial teórico, construtos como a informação, conhecimento e inovação foram apresentados e discutidos sob a ótica de diferentes autores. A partir da adoção de abordagens qualitativa (entrevistas em profundidade e análise documental) e quantitativa (aplicação de questionários), foi possível descrever e explicar os ambientes de desenvolvimento de inovações e de compartilhamento da informação e do conhecimento, identificar e analisar as fontes utilizadas, avaliar as barreiras ao compartilhamento da informação e do conhecimento e, por fim, relacionar o compartilhamento da informação e do conhecimento ao desenvolvimento de inovações. Concluiu-se que existe impacto direto do compartilhamento da informação e do conhecimento entre os funcionários dos diversos níveis organizacionais e o desenvolvimento de inovações. Constatou-se, também, que existem visões díspares entre os gerentes dos diferentes níveis organizacionais sobre as dimensões do ambiente organizacional e sobre as barreiras ao compartilhamento de informação e conhecimento. Para os gerentes do nível operacional, as principais barreiras apontadas foram a ‘burocracia’ e a ‘hierarquia’ e, para os gerentes do nível estratégico, as ‘histórias de fracasso dos funcionários que tentaram empreender’.
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