O fator emocional na interação entre o usuário e a Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação - RICI
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v6.n2.2013.1786Palavras-chave:
estudo de usabilidade, fator emocional, periódicos científicos, estudo de usuários, ciência da informaçãoResumo
O presente trabalho visa identificar aspectos emocionais na interação entre o usuário e a interface do periódico científico eletrônico. Foi realizada uma experiência com a Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação, a qual utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Na coleta de dados participaram alunos de graduação em Biblioteconomia e Museologia da Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília. Os alunos realizaram uma tarefa cuja finalidade foi a identificação da resposta emocional dos usuários na interação com a interface. A análise dos dados aborda um enfoque relacionado ao conceito de usabilidade e aos três aspectos do design emocional sugeridos por Norman: o design visceral, comportamental e reflexivo.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.