“Hasta la Revolución...y información!”: análise histórica sobre o desenvolvimento dos campos em biblioteconomia e ciência da informação em Cuba (1959-2008)
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v6.n1.2013.1766Palavras-chave:
biblioteconomia, Cuba, informação científica, ciência da informaçãoResumo
Análise histórica, a partir de levantamento bibliográfico e revisão de literatura em fontes secundárias, apresentando o desenvolvimento da Ciência da Informação e biblioteconomia em Cuba, entre a revolução de 1959 até o final do governo de Fidel Castro, em 2008. O trabalho inicialmente fez breve análise sobre as origens e desenvolvimento do campo em biblioteconomia em Cuba até a década de 1950, e identificou como os campos em biblioteconomia e informação do país foram organizados nos primeiros anos após a revolução de 1959. Posteriormente, a pesquisa analisou os projetos e sistemas em informação realizados no país entre os anos 1970 e 1980, diretamente vinculados a programas similares realizados no bloco socialista, e, por fim, identificou as principais características das cenas em informação e biblioteconomia cubanas após a dissolução da URSS, em 1991. A pesquisa identificou que, apesar das limitações sofridas por essas disciplinas após o fim do campo comunista, as cenas cubanas em biblioteconomia e Ciência da informação possuíram consistência em sua estrutura e constituição.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.