A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação

Autores/as

  • Daniel Mendes Barbosa Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • Marcello Bax Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2471

Palabras clave:

evaluación de enseñanza, cursos de graduación, design science, gestión de la información, modelo de gestión de la información

Resumen

O artigo apresenta a estruturação metodológica de uma pesquisa científica na área de Gestão da informação e do conhecimento. Faz-se uma contextualização e detalhamento do problema de pesquisa, bem como de seus objetivos com base na metodologia Design Science. Dessa maneira, ilustra-se, com um exemplo, a importância da Design Science para o campo da ciência da informação. O objetivo é apresentar essa metodologia de uma maneira didática e simples de forma a encorajar mais pesquisadores a adotarem a DS em seus trabalhos. Como método exemplificou-se, no artigo, como foi estruturada uma pesquisa de doutorado em andamento, segundo os preceitos da DS. Ficou claro o quão importante é para a ciência da informação desenvolver metodologias e métodos mais adequados à sua missão de caráter prescritivo que é prover orientações para incrementar o acesso à informação. Conclui-se que tal desenvolvimento é fundamental, principalmente dentro da linha de pesquisa Gestão da informação e do conhecimento, em que muitas pesquisas prescrevem artefatos como modelos e sistemas de informação e onde as metodologias mais clássicas têm alcance limitado.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Daniel Mendes Barbosa, Universidade Federal de Viçosa - UFV

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Já foi professor e coordenador do curso de Ciência da Computação da Universidade de Itaúna e professor e coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação da faculdade de Pará de Minas. Tem experiência em gestão de projetos, desenvolvimento de sistemas web, gestão de conteúdos na web e gestão acadêmica. Atualmente é professor assistente-A (efetivo) do instituto de ciências exatas e tecnológicas (área: ciência da computação) da UFV (Universidade Federal de Viçosa) - Campus Florestal.

Marcello Bax, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Montpellier II, França. Possui Diploma de Estudos Aprofundados (DEA) em Matemática e Computação e Diploma de Estudos Especializados (DESS) em Informática pela Université d'Aix Marseille II, França. Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atualmente é professor associado da Escola de Ciência de Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Ciência da Informação e da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos temas: Gestão de Conhecimento e Informação com uso de tecnologias semânticas; Sistemas de Informação em Saúde; Inteligência Artificial (ontologias) e Filosofia da Informação; Bibliotecas Digitais e Gestão de Conteúdo.

Citas

BAX, M. P. Design Science: filosofia da pesquisa em Ciência da Informação e tecnologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 15., 2014. Belo Horizonte. Anais. Belo Horizonte: UFMG, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2014.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância. Brasília: INEP, 2016. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/avaliacao_cursos_graduacao/instrumentos/2016/instrumento_2016.pdf>. Acesso em: 4 jul. 2016.

DRESCH, A; LACERDA, D. P.; ANTUNES JUNIOR, J. A. V. Design Science Research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2015.

GIBBONS, M. et al. The new production of knowledge: The dynamics of science and research in contemporary societies. Los Angeles, CA: Sage Publications, 1994.

GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1994.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GONÇALVES, C. A. (Org.) Metodologias Qualitativas em pesquisa. Belo Horizonte: Universidade FUMEC, 2007.

GREGG, D. G.; KULKARNI, U. R.; VINZÉ, A. S. Understanding the philosophical underpinnings of software engineering research in information systems, Information Systems Frontiers, v. 3, n. 2, p. 169-183, 2001.

HEVNER, A. R. et al. Design Science in information systems research. MIS Quarterly, v. 28, n. 1, p. 75-105, 2004.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARCH, S. T.; SMITH, G. F. Design and natural science research on information technology. Decision Support Systems, v. 15, p. 251-266, 1995.

NUNAMAKER Jr, J. F.; CHEN, M. Systems development in information systems research. System Sciences, Proceedings of the Twenty-Third Annual Hawaii International Conference, IEEE, 1990. p. 631-640.

SIMON, H. A. The Sciences of the Artificial. 3. ed. Cambridge: MIT Press, 1996.

VAN AKEN, J. E. Management Research as a Design Science: articulating the research Products of mode 2 knowledge production in management. British Journal of Management, v. 16, p. 19”“36, 2005.

VAN AKEN, J. E.; BERENDS, H.; VAN DER BIJ, H. Problem solving in organizations. Cambridge, UK: Cambridge: University Press, 2007.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

WAZLAWICK, R. S., Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação. São Paulo: Elsevier, 2009.

WIERINGA, R. Design science as nested problem solving. New York: ACM, 2009.

WIERINGA, R. Design science methodology: for information systems and Software engineering. New York: Springer, 2014.

YIN, R. K. Estudos de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010

Publicado

2017-04-19

Cómo citar

Barbosa, D. M., & Bax, M. (2017). A Design Science como metodologia para a criação de um modelo de Gestão da Informação para o contexto da avaliação de cursos de graduação. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 10(1), 32–48. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2471

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.