Prácticas bibliotecarias en la editoración de periódicos científicos electrónicos: una investigación acción-participante en el periódico Pró-Discente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.22915

Palabras clave:

Edición electrónica. Flujo editorial. Periódico científico. Prácticas bibliotecarias. Normalización bibliográfica. Diagramación de periódicos.

Resumen

La temática de este estudio se refiere a la participación del bibliotecario en la publicación de periódicos científicos electrónicos. Se fundamenta en el discurso de que ese profesional posee conocimientos y habilidades que permiten su actuación en segmentos de mercado de los más variados, aunque, en la realidad brasileña, la actuación bibliotecaria aún se limita a bibliotecas y centros de documentación. Objetivo demostrar las contribuciones del bibliotecario en la publicación de periódicos científicos electrónicos, con el fin de despertar acciones emprendedoras. Además, presenta la estructura, composición y flujo editorial de un periódico científico electrónico del campo de la Educación y relata las prácticas bibliotecarias realizadas por un bibliotecario junto al equipo editorial de ese periódico. Por lo tanto, el estudio se caracteriza como descriptivo y exploratorio y adopta como procedimiento metodológico, la investigación bibliográfica, documental y acción-participante, con abordaje cualitativo. Los resultados indicaron que, a partir de la inserción del bibliotecario en el equipo editorial, las actividades desarrolladas permitieron la ampliación del flujo editorial, en que se realizan actividades de revisiones textuales, normalización y diagramación, viabilizando, por lo tanto, mejoras en la presentación y uso de los trabajos publicados , actuando el profesional de forma técnica, dialógica y pedagógica. Se sugieren nuevos estudios sobre el tema, con el fin de identificar, fortalecer y / o diseminar las acciones participativas del bibliotecario en el proceso de publicación de periódicos electrónicos.

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Biografía del autor/a

Jorge Santa Anna, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, 2012). De 2011 a 20013, atuou como estagiário e consultor em bibliotecas universitárias, exercendo funções relativas à aquisição e representação de documentos, aliadas às atividades de disseminação, sobretudo no que tange ao serviço de referência. Desenvolveu pesquisas, no âmbito da graduação, sobre serviços de referência aplicado a bibliotecas digitais e híbridas. Exerce, desde 2010, atividades de consultoria acadêmicas, com foco nas atividades de normalização, editoração, orientação, revisões textuais, lecionamento. De 2014 a 2015, atuou na docência universitária no Curso de Biblioteconomia, além de professor no Curso de Capacitação de servidores "Editor de Textos para Trabalhos Acadêmicos e Redação Oficial" no Departamento de Pessoas da UFES. Nesse período, desenvolveu estudos no âmbito da formação e desenvolvimento de acervos documentários, fontes de informação, catalogação de registros bibliográficos e consultoria informacional, junto a alunos de graduação. Atualmente, é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Gestão e Organização do Conhecimento da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cujo tema de investigação contempla o serviço de referência em bibliotecas universitárias, com foco na reconfiguração desse serviço com base nas tecnologias e tendências atuais. Participou do projeto "Implantação de uma política de periódicos e construção do portal de periódicos do Estado de Minas Gerais", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). É membro do grupo de pesquisa "Informação e sistemas de informação: Estudos de usuários e usos", financiado pelo CNPQ. Desde 2015, atua como assessor e editor do periódico Pró-Discente, revista acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Compõe a diretoria da Associação de Bibliotecários de Minas Gerais (ABMG), ocupando o cargo de secretário. Ministra aulas, cursos, orientações, oficinas e treinamentos sobre metodologia científica, padronização e estilística da escrita científica, além de temas relacionados à Ciência da Informação, como organização, disseminação e uso da informação em diferentes mídias e contextos. Realiza pesquisa em diferentes temáticas da Ciência da Informação, trabalhando principalmente com os seguintes temas: epistemologia e desenvolvimento da Ciência da Informação; tratamento da informação; tecnologia da informação aplicada a unidades de informação; formação e desenvolvimento de coleções; organização da informação e do conhecimento, com foco nas novas formas de representação e linguagem documentária direcionadas às gestão de coleções digitais; uso e usuários da informação; produtos e serviços bibliotecários; bibliotecas digitais e híbridas; ações culturais; fazer bibliotecário; mercado de trabalho e formação continuada.

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Publicado

2020-05-23

Cómo citar

Santa Anna, J. (2020). Prácticas bibliotecarias en la editoración de periódicos científicos electrónicos: una investigación acción-participante en el periódico Pró-Discente. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(2), 736–755. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n2.2020.22915