CNPq e o acesso aberto á informação científica
Palabras clave:
Acesso aberto;, Comunicação científica;, CNPq;, Editora científica;, Modelos de negócios;, Periódico científico;, Repositórios digitais;, Revista científicaResumen
Nesta tese se discute o processo formal de comunicação científica por meio de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais e a acessibilidade dessas informações em canais de acesso aberto. Descrevem-se os modelos de negócios das editoras científicas e elabora-se uma proposta de sistema de gestão da produção científica financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em repositório digital de acesso aberto. A pesquisa envolveu várias fontes de informação incluindo um levantamento (survey) na comunidade de pesquisadores-bolsistas de produtividade em pesquisa do CNPq, visando conhecer: as razões para publicar artigo científico; o nível de conscientização sobre acesso aberto `á informação cientifica; e, a motivação para adotar os canais de acesso aberto para disseminação da produção científica. O trabalho é de natureza quali-quantitativa tendo como referência as técnicas do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) na análise qualitativa dos dados. Os resultados revelaram que embora a maioria (66%) dos pesquisadores do CNPq tenha conhecimento dos movimentos do acesso aberto à informação científica, desconhecem seus desdobramentos e avanços a ele associados. Sugere-se que esse desconhecimento deve-se à falta de políticas de informação em ciência e tecnologia no Brasil e de ações proativas das instituições de ensino e pesquisa e de agências de fomento à pesquisa para despertar e encorajar seus pesquisadores para o novo paradigma de comunicação universal da informação científica em ambientes digitais de acesso aberto na Internet.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 José Donizetti Freire
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor/a
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantiene los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo Creative Commons - Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0), permitiendo el reparto del trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.ej.: distribuir en el repositório institucional o publicar como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen permiso y son apoyados a distribuir su trabajo online (p.ej.: en repositórios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar efectos productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.