O uso de técnicas de pesquisa participatória na comunicação da informação em comunidades, levando em conta letramento informacional e trabalho colaborativo para desenvolvimento de cidadania
Palabras clave:
Alfabetização informacional;, Brasil;, Cidadania;, Competência informacional;, Comportamento informacional;, Comunicação multidirecional e interativa;, Estudo de usuários;, Informação em comunidades;, Letramento informacional;, Necessidade de informação;, PesquisaResumen
Esta pesquisa apresenta os resultados da investigação realizada na Candangolândia, Brasília, Brasil. A proposta da investigação foi demonstrar que uma investigação que utiliza a comunicação multidirecional e interativa, aplicando técnicas de pesquisa participatória, pode contribuir para desenvolver habilidades voltadas ao letramento informacional e atitudes voltadas para o trabalho colaborativo que, juntas, promovem o desenvolvimento de cidadania. A pesquisa aplica técnicas que, a partir da análise de um problema social identificado, possibilita à s pessoas atuar colaborativamente para identificar suas necessidades de informação e, a seguir, apontar soluções de informação. Participatory Research and Action ”“ PRA é a metodologia escolhida. Foram adotadas diversas técnicas para coleta de dados, dispostas em dezoito atividades, ao longo de seis reuniões. Os resultados indicaram que é possível usar PRA para levantamento de necessidade de informação. Os participantes foram capazes de identificar, categorizar e classificar informações, além de acessar e usar essas informações para analisar o problema social selecionado e apontar soluções. A intervenção ajudou a desenvolver habilidades para solucionar problemas de forma colaborativa e ampliar a noção de cidadania
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