Biblioteca da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia: estudo sobre a oferta e a demanda de informação
Palavras-chave:
bibliotecas híbridas, demanda de informação, genética, biotecnologia, marketing da informação, oferta de informação, estudo de usuáriosResumo
Esta pesquisa é descritiva e de natureza aplicada para buscar solução de problemas específicos. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a atuação da biblioteca da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia no cumprimento do seu papel na Empresa por meio do estudo da sua oferta em relação ao atendimento da demanda de informação dos seus usuários. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizadas três técnicas de coleta de dados: questionários para coletar a opinião dos usuários sobre a oferta de produtos e serviços da biblioteca, Ã s condições do ambiente físico e ao atendimento, além de identificar o seu perfil e sua demanda de informação; entrevistas com as bibliotecárias, para compreender a atuação da biblioteca na oferta de produtos e serviços de informação e com os gestores da Unidade para complementar a coleta de dados sobre a demanda de informação; análise documental para descrever o contexto ambiental em que a biblioteca atua e sua oferta de informação. A triangulação de técnicas permitiu visualizar um panorama sobre a atuação da Biblioteca em estudo a partir de múltiplos olhares. Os resultados obtidos possibilitaram estudar a adequação entre a oferta e a demanda de informação. De um modo geral, a pesquisa mostrou que a relação entre a oferta e a demanda de informação da biblioteca da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia precisa ser aprimorada para que a missão da Unidade seja cumprida com eficiência e seja reconhecida sua importância para a Empresa.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.