Produção do conhecimento científico em transição: novas perspectivas para a avaliação das ações induzidas na área de saúde pelo CNPq
Palabras clave:
conocimiento cientifico, politica cientifica, evaluación cientifica, saludResumen
O presente estudo, na Ciência da Informação, insere-se na linha de pesquisa Comunicação Científica e tem como objeto os procedimentos de avaliação de fomento à pesquisa, frente aos novos paradigmas de produção do conhecimento, voltados para aplicação e inovação. Estrutura-se a partir do questionamento sobre a adequação dos procedimentos de avaliação adotados pelo CNPq, para as ações de indução em saúde à s novas práticas de produção do conhecimento científico (Modo II de fazer ciência). Para responder a questão privilegiou-se a percepção dos principais atores envolvidos no processo de avaliações das ações de indução em saúde do CNPq. Especifica-se como objetivo geral: Identificar, na percepção dos principais atores diretamente envolvidos no processo, se os procedimentos de avaliação, adotados pelo CNPq, estão adequados à s ações de indução em saúde. A fundamentação teórica está baseada nas abordagens de avaliação da ciência e o Modo II de produção do conhecimento. Quanto aos procedimentos metodológicos esta pesquisa é de natureza descritiva e tem o design de estudo de caso do Edital 38/2004 ”“ Saúde Bucal do CNPq. Para a análise dos dados optou-se método qualitativo e quantitativo. O método quantitativo foi usado para a análise dos dados secundários dos instrumentos de avaliação aplicados pelo CNPq para a avaliação das ações de indução em saúde. A análise qualitativa se fundamenta no método de análise de conteúdo e foi utilizado na análise das entrevistas aplicadas aos atores envolvidos no processo de avaliação. Inferiu-se que os instrumentos possibilitam gerar informações relevantes para a condução e tomada de decisões de futuras ações em saúde, na opinião dos atores, os instrumentos estão adequados, mas podem ser aprimorados. Para eles, o processo de avaliação está parcialmente apropriado, apontam para a necessidade de adequação do método de avaliação para permitir a inclusão de outros atores, além dos pares, na Comissão de Avaliação. Concluiu-se que os procedimentos de avaliação estão voltados para verificar a potencialidade de aplicação dos resultados e produtos dos projetos financiados nas ações de indução, portanto, tendendo para o Modo II de produção do conhecimento. Conclui-se, também, que os objetivos foram alcançados e o pressuposto confirmado.
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