The use of blockchain technology and the concept of peer-to-peer networks in the decentralization of art archives:

an introduction to the challenge

Authors

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.50858

Keywords:

Archives, Collections, Blockchain, Descentralization, Informaton

Abstract

This paper is the result of doctoral research that seeks to understand the methods, processes, regimes, and uses of information in the implementation, organization, and recovery of artistic works and digital heritage through the use of machine-learning agents and new technologies like Blockchain, all while building on transdisciplinary scientific theoretical frameworks in the field of information science at the interface with digital humanities. Provides an updated review of these technologies and raises concerns about the post-digital society's tendency to centralize access control and collection systems. The study came to a conclusion by outlining potential applications of these technologies for the long-term decentralization of these systems.

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Author Biographies

Tadeus Mucelli, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Pesquisador, curador e gestor de projetos em arte tecnológica e cultura digital. Possui graduado em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela Universidade do Estado de Minas Gerais por meio da Faculdade de Políticas Públicas (UEMG/FAPP). Mestre em Artes pelo programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado de Minas Gerais com temática sobre a memória, preservação e patrimônio digitais. É Doutorando em Ciências da Informação pela ECI/UFMG. Nos anos de 2013/2014/2015 dedicou-se em pesquisas sobre a ?Instabilidade do Digital? resultando em diversas ações e produtos, como seminários, livro e artigos, além da participação em eventos nacionais e internacionais. É fundador e idealizador do Festival de Arte Digital ? FAD em Belo Horizonte (desde 2007) e da Bienal de Arte Digital (2018) no Rio de janeiro. Atua nas área de Arte e Tecnologia desde 1998, principalmente no âmbito arte eletrônica, novas mídias e empreendimento tecnológico. Produtor musical e audiovisual autodidata, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Organizador das publicações; FAD catálogo e ensaios (2011), FAD retrospectiva com ensaios científicos (2012), Configurações do Pós-Digital: Arte e cultura tecnológicas (2017 Editora UEMG), e o Livro Bienal de Arte Digital -Catálogo e ensaios científicos (2018). Atua também na concepção, direção artística, consultoria e gestão de projetos de cultura que envolvam novas mídias e cultura digital. Como pesquisador, está desenvolvendo em seu doutoramento através da Universidade Federal de Minas Gerais, as relações metodológicas no campo da ciência da informação com vistas a produção de memória digital e patrimônio digital no âmbitos das humanidades digitais e dos estudos da informação em artes tecnológicas. Em 2012 foi contemplado pelo prêmio de incentivo a arte pela FUNARTE ? Artes Visuais. Em 2014, foi contemplado pelo 1o Prêmio Brasil Criativo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Economia Criativa ? Expressões Culturais / Arte Digital pelo projeto da EAT ? Escola Criativa em Arte e Tecnologia.

Maria Aparecida Moura, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-doutorado em Semiótica Cognitiva e Novas Mídias pela Maison de Sciences de l Homme(2006-2007). Realiza atualmente um doutorado em Sociologia pela UFMG. É a atual Diretora de Gestão de Documentos e Arquivos do Arquivo Nacional no Ministério de Gestão e Inovação do Serviço Público (MGI). Foi Coordenadora de Políticas de inclusão Informacional da UFMG - CPINFO (2010-2014), diretora de governança informacional da UFMG (DGI/UFMG) sendo a autoridade responsável pelo cumprimento da LAI e pela Ouvidoria Geral da UFMG ( 2014-2018) e Diretora da Universidade de Direitos Humanos ( UDH) (2020- 2022). Coordena o Museu virtual - Saberes Plurais e o Laboratório de Culturas e Humanidades digitais (LabCult/PPGCI/UFMG). É a Coordenadora adjunta do GT 12 da ANCIB - Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades. Atua nos programas de pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFMG) e Ciência da Informação (PPGCI/UFMG) como membro permanente. Integra a Rede de Direitos Humanos da UFMG e a Comissão coordenadora da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Informação, Comunicação e Educação, com ênfase em tecnologias da informação e na produção de conteúdos relacionados aos direitos humanos e à preservação, registro e difusão da cultura popular e dos saberes tradicionais brasileiros. Seu escopo e interesses de estudos abrangem: Semiótica aplicada aos estudos informacionais, organização da informação: fundamentos teóricos, mediações e aplicações, análise de redes sociais (ARS) aplicadas aos estudos Informacionais, linguagem, gêneros digitais e formação discursiva, cultura informacional, organização da informação em ambientes colaborativos; identidade e cultura popular.

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Published

2024-03-27

How to Cite

Mucelli, T., & Moura, M. A. (2024). The use of blockchain technology and the concept of peer-to-peer networks in the decentralization of art archives: : an introduction to the challenge. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(1), 85–114. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.50858