Cursos MOOC em bibliotecas universitárias: uma ideia de serviço para a Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v16.n3.2023.42514Palavras-chave:
Massive Open Online Course, Inovação, Biblioteca universitáriaResumo
O presente artigo apresenta a proposta de protótipo de serviço a ser promovido no contexto da Biblioteca Universitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (BU UDESC), voltado para aprendizagem no formato Massive Open Online Course (MOOC) sob gestão da Biblioteca. O protótipo utiliza o Wordpress e a plataforma Moodle como ferramentas tecnológicas para divulgação, acesso e hospedagem do serviço. A escolha das ferramentas considerou a baixa complexidade de seu uso, possibilidade de customização e acesso aberto. O protótipo abrangeu também a perspectiva dos fluxos processuais, uma vez que são entendidos como elementos chave de uma perspectiva inovadora do uso dessas ferramentas no contexto das bibliotecas universitárias. Fez-se pesquisa bibliográfica da literatura nacional e internacional e pesquisa documental a fim de compreender o conceito e o cenário dos cursos MOOC no contexto das bibliotecas brasileiras. Conclui-se como sendo inovadora ao propor a oferta de cursos para comunidade interna e externa da Universidade em diferentes áreas do conhecimento e conteúdos nem sempre diretamente ligados à BU. Compreende que o MOOC não só exige à biblioteca o exercício dos seus papéis tradicionais no auxílio à comunidade como também é oportuno na construção de comunidades que cooperam na produção e difusão de conhecimentos.
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