Va de retro Internet! Uma visão crítica da evolução da Internet da sociedade civil
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n3.2020.33041Palavras-chave:
Internet, Comunidade virtual, Redes sociais, Emergência digital, Literacia da informação, Sociedade global do conhecimentoResumo
A partir de uma análise das diferenças entre comunidades virtuais e redes sociais, é desenvolvida uma descrição crítica de como a Internet evoluiu nos últimos 20 anos em direção a uma situação marcada pelo fim do diálogo e pela promoção obsessiva de visões centradas em interesses autocentrados. A singularidade histórica da qual essa situação foi desencadeada é identificada na decisão do Google, no início dos anos 2000, de tornar a publicidade o foco de sua estratégia de negócios e como ela se transformou, com a ajuda de outros Gigantes da tecnologia, usuários em produtos de usuários e, em seguida, agentes de seu próprio marketing, através do uso de sua organização. É investigado o papel desempenhado pela sociedade civil especializada em questões globais da sociedade da informação, onde apresentou pouca resistência à s mudanças que surgiram ao longo do caminho. Além de representar um divórcio com utopias iniciais compartilhadas, essa evolução é uma ameaça com repercussões significativas no mundo não virtual que incluem o enfraquecimento dos fundamentos democráticos de nossas sociedades. Depois de mostrar algumas perspectivas distópicas, algumas diretrizes concretas de trabalho são propostas para mudar o rumo, destacando a medida mais importante: declarar uma emergência digital que contempla programas de educação em massa para inserir os cidadãos nos desafios éticos, potenciais e riscos da sociedade global do conhecimento, e especialmente no que significa alfabetização em informação.
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