O ensino da descrição nos cursos de Arquivologia da Universidad de la República e da Universidade Federal de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.27067Palavras-chave:
Arquivologia, descrição documental, Uruguai, BrasilResumo
O presente artigo apresenta uma comparação da unidade curricular de Descrição Documental na Universidad de la República (UdelaR), Uruguai e da disciplina de Descrição Arquivística na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil. É resultado de uma visita realizada na UdelaR durante o período de intercâmbio acadêmico no primeiro semestre do ano de 2017. Ao se comparar o ensino da disciplina nas duas universidades, através da análise dos planos de ensino nos primeiros semestres de 2017 e de 2019, foi possível observar que o ensino da disciplina diverge em alguns aspectos, mas possui similaridades quanto ao seu objetivo. Conclui que a descrição, como uma das sete funções arquivísticas e parte da gestão documental, traz diversos benefícios e, para sua realização, múltiplos desafios. E para tal o arquivista demanda por um conjunto de competências e habilidades que podem ser desenvolvidas durante a graduação, assim, estudos como este auxiliam no diagnóstico do ensino da disciplina.
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