Novos cenários tecnológicos para gestores de bibliotecas universitárias públicas
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2557Palabras clave:
bibliotecas universitárias, evaluación de bibliotecas, gestión de bibliotecas, planeación en bibliotecas, tecnologías en bibliotecasResumen
Nos últimos anos, surgiram diversas reflexões relacionadas à s rápidas mudanças, nas áreas científica, política, educacional e social, resultantes das inovações tecnológicas. A finalidade deste artigo é apresentar o resultado da pesquisa de mestrado que teve como objetivo estudar, analisar e sistematizar as principais ideias que norteiam e configuram a gestão de bibliotecas universitárias públicas, especificamente no que se refere à s inovações tecnológicas. Para tanto, foi utilizado o método comparativo, elaborado a partir de quatro categorias de pesquisa, fundamentados na base teórica referente à gestão de bibliotecas universitárias, visando a sua avaliação. Foram focos da pesquisa as questões que provavelmente teriam maiores impactos nas bibliotecas universitárias, além dos principais desafios enfrentados: planejamento e avaliação; pessoal; usuários; produtos e serviços. Identificou-se a evolução e a adaptação das bibliotecas universitárias em relação ao uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, a fim de melhor atender as necessidades informacionais de seus usuários. Planejar a unidade informacional e visualizar o futuro são possibilidades advindas da gestão do conhecimento, que podem instrumentalizar os gestores a posicionarem as bibliotecas no contexto das universidades, de forma que sejam prioritárias na alocação de recursos orçamentários e que se consolidem como corresponsáveis pelo processo de geração do conhecimento na universidade.
Descargas
Citas
BELL, D. O advento da sociedade pós-industrial: uma tentativa de previsão social. São Paulo: Cultrix, 1973.
BRASIL. Decreto nº 7.232, de 19 de julho de 2010. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 jun. 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8666cons.htm. Acesso em: 24 jan. 2017.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação ”“ PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abr. 2014.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 1).
CUNHA, M. B. da. A biblioteca universitária na encruzilhada. DataGramaZero: Revista de Ciência da Informação, v. 11, n. 6, dez. 2010. Artigo 7.
CUNHA, M. B. da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação, Brasília, DF, v. 29, n. 1, p. 71-80, jan./abr. 2000.
GAMARRA SOLÓRZANO, D. I.; UÑUNCO SUMA, L. F.; AUCCAPUMA CORAHUA, N. Método comparativo, aplicación al PBI Peruano. [orientado por] Jesús Frederico Barrionuevo Mujica. Cusco: Universidad Nacional de San Antonio Abad del Cusco, Facultad de Economía, 2012. Metodologia de las investigacion economica.
GURGEL, N. M. C.; RODRIGUES, M. V. Biblioteca universitária e ensino superior: em busca de alinhamento estratégico. Revista EDICIC, Marília, v. 1, n. 3, p. 211-218, julho/setembro. 2011.
INTERNATIONAL FEDERATION OF LIBRARY ASSOCIATIONS. Trend reports. Den Haag, 19 ago. 2013. Disponível em: http://trends.ifla.org/. Acesso em: 24 jan. 2017. Informe lançado no Congresso Mundial de Bibliotecas e Informação da IFLA, em Singapura.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da Educação Superior. Brasília, DF, [2014]. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 24 jan. 2017.
LUBISCO, N. M. L. (Org.). Biblioteca universitária: elementos para o planejamento, avaliação e gestão. Salvador: Edufba, 2011.
MIRANDA, A. Biblioteca universitária no Brasil: reflexões sobre a problemática. 2006. Texto original apresentado no 1º SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS, em Niterói, de 23 a 29 julho de 1978. Editado como folheto pela CAPES no mesmo ano e distribuído à s universidades brasileiras.
MORIGI, V. J; SOUTO, L. R. Entre o passado e o presente: as visões de biblioteca no mundo contemporâneo. ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 189-206, jan./dez., 2005.
PRENSKY, M. Digital natives, digital immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, Oct. 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf. Acesso em: 24 jan. 2017.
SANTOS, F. P. dos; COSTA, S. F. Autoavaliação Institucional no Centro Universitário Filadélfia/Unifil: indicadores e instrumentos construídos: relato de experiência. 2013. Seminários Regionais, Eixo 2. Disponível em: http://migre.me/qYhOS. Acesso em: 24 jan. 2017.
SANTOS, M. B. Biblioteca universitária: acesso a informação e ao conhecimento. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 17., 2012, Gramado. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2012.
SILVA, E. M. da. A influência das políticas de informação científica e tecnológica para as bibliotecas universitárias. 2009. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) ”“ Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Relatório de gestão: UFSC. Florianópolis, nov. 2013. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/135001. Acesso em: 24 jan. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Dados gerais 2014: ano base 2013. Uberlândia, 2014. Folder elaborado pela Pró-Reitoria de Planejamento.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Maira Nani França, Angela Maria Grossi de Carvalho
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aviso de derechos de autor/a
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantiene los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo Creative Commons - Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0), permitiendo el reparto del trabajo con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.ej.: distribuir en el repositório institucional o publicar como capítulo de libro), con reconocimiento de la autoría y la publicación inicial en esta revista. Los autores tienen permiso y son apoyados a distribuir su trabajo online (p.ej.: en repositórios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar efectos productivos, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado.