Qualidade da informação em saúde mediada pelas bibliotecas universitárias no Brasil e na Alemanha
Palabras clave:
Alemanha, avaliação de serviços, bibliotecas universitárias, Brasil, estudo de usuários, gestão da informação, medicina, serviços de informaçãoResumen
Esta pesquisa qualitativa e quantitativa investiga o tema da qualidade da informação em saúde mediada por bibliotecas universitárias. Sob o paradigma social da Ciência da Informação, considera o ciclo de informações de produção, organização, mediação, acesso e uso de informações em saúde em três dimensões sociais: geral, particular e interna no contexto de uso da informação em saúde. A partir da revisão da literatura, explica que a qualidade da informação em saúde mediada por bibliotecas universitárias é um produto orientado pela gestão da qualidade em bibliotecas. Através de pesquisa de campo em ambientes acadêmicos no Brasil e na Alemanha, bibliotecas do sistema da Universidade de Medicina de São Paulo, e na Biblioteca da Universidade de Justus Liebig-Universität, respectivamente, visa avaliar a qualidade da informação em saúde mediada pela biblioteca universitária. Após a aplicação do método "sistema de informações sobre a qualidade", adaptado a partir de metodologia de Gestão de Serviço, considera-se: a percepção dos usuários em relação à aplicação das informações obtidas na biblioteca, professores universitários e estudantes de pós-graduação da área de saúde. Como principais resultados, a pesquisa identificou ligações entre a gestão da biblioteca orientada para a qualidade com a qualidade da informação oferecida pela biblioteca. Neste sentido, a biblioteca é entendida a partir da perspectiva de sistema de informação cuja gestão da informação é capaz de criar seus próprios indicadores para avaliar a qualidade da informação, levando em consideração os seguintes critérios: a) a qualidade de seus serviços e produtos, b) avaliação da qualidade da informação em saúde de acordo com o uso por parte do usuário da biblioteca. Com base na análise de dados coletados dos usuários e profissionais dessas bibliotecas, a pesquisa conclui que a avaliação da qualidade da informação de saúde é composta por vários elementos da gestão da informação e da qualidade, incluindo estudos de usuários e criação de critérios à qualidade percebida pelos gestores e bibliotecas universitárias na área de Saúde. O contexto de aplicação da informação pelo usuário deve ser considerado como parte integrante das ações de gestão da informação orientada à qualidade de bibliotecas universitárias.
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