Impacto do compartilhamento da informação e do conhecimento para o desenvolvimento de inovações em grandes organizações
Keywords:
Banco do Brasil;, Barreiras no compartilhamento;, Compartilhamento da informação e do conhecimento;, Contexto organizacional;, Desenvolvimento de inovações;, Estudo de usuários;, Níveis organizacionaisAbstract
Esta pesquisa teve como objetivo analisar o impacto do compartilhamento da informação e do conhecimento no desenvolvimento de inovações no segmento Governo do Banco do Brasil (BB) e se justificou pela contribuição dada à Ciência da Informação relacionada a estudos sobre a gestão da informação, a criação do conhecimento e o desenvolvimento de inovações. Essa contribuição, de forma mais específica, consistiu no alargamento da teoria sobre o impacto das barreiras ao compartilhamento da informação e do conhecimento nos diferentes níveis organizacionais (estratégico, tático e operacional). Para tanto, foi necessário compreender em profundidade a prática do compartilhamento da informação e do conhecimento para o desenvolvimento de inovações e o ferramental teórico que lhe dá sustentação. No referencial teórico, construtos como a informação, conhecimento e inovação foram apresentados e discutidos sob a ótica de diferentes autores. A partir da adoção de abordagens qualitativa (entrevistas em profundidade e análise documental) e quantitativa (aplicação de questionários), foi possível descrever e explicar os ambientes de desenvolvimento de inovações e de compartilhamento da informação e do conhecimento, identificar e analisar as fontes utilizadas, avaliar as barreiras ao compartilhamento da informação e do conhecimento e, por fim, relacionar o compartilhamento da informação e do conhecimento ao desenvolvimento de inovações. Concluiu-se que existe impacto direto do compartilhamento da informação e do conhecimento entre os funcionários dos diversos níveis organizacionais e o desenvolvimento de inovações. Constatou-se, também, que existem visões díspares entre os gerentes dos diferentes níveis organizacionais sobre as dimensões do ambiente organizacional e sobre as barreiras ao compartilhamento de informação e conhecimento. Para os gerentes do nível operacional, as principais barreiras apontadas foram a ‘burocracia’ e a ‘hierarquia’ e, para os gerentes do nível estratégico, as ‘histórias de fracasso dos funcionários que tentaram empreender’.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Antonio Jose Figueiredo Peva de Sousa
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License 4.0, allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: distribute to an institutional repository or publish as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation the published work.