Discurso sobre fundamentos de arquitetura da informação
Keywords:
border algebra, formal concept analysis, information architecture, epistemology, theory of categoriesAbstract
Trata-se da construção de princípios e definições fundamentais para a Arquitetura da Informação e da proposição de instrumentos formais para o seu estudo. Expõe-se o estado atual da disciplina e a problemática terminológica na definição do campo de estudo; apresentam-se argumentos para uma definição de Arquitetura da Informação de uma forma ampla na qual os usos correntes dessa expressão sejam vistos como especializações. Elabora-se essa definição ampla com a utilização de um conjunto de propriedades mínimas cujas interações, quando analisadas, levam a uma terminologia e também a uma abstração das mesmas em uma particular coleção de morfismos com propriedades específicas. Constrói-se uma definição formal para Arquitetura da Informação com base nessa coleção de morfismos e na Teoria das Categorias, definindo-se Arquitetura da Informação como uma instância de uma classe de categorias com certas propriedades. Exemplifica-se a aplicabilidade dessa definição demonstrando-se que um contexto formal da Análise Formal de Conceitos é uma Arquitetura da Informação. Elabora-se uma segunda abstração para as propriedades mínimas explorando-se relações de delimitação e de coexistência entre elas e motivados pela percepção de que essa abordagem pode se mostrar operacionalmente mais útil em contextos específicos. Com base nessa segunda abstração propõe-se que qualquer palavra em uma certa classe de Algebras de Fronteiras é uma Arquitetura da Informação e que esse é um caso particular da definição formal. Argumenta-se que as definições, exemplos e princípios propostos podem ser utilizados como instrumentos para entendimento e modelagem de situações e problemas reais da disciplina.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License 4.0, allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex.: distribute to an institutional repository or publish as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to distribute their work online (eg.: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the editorial process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and citation the published work.