Curadoria digital: novos modelos de participação pública na descrição de conteúdos em instituições culturais

Autores

  • Aquiles Alencar Brayner British Library

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.10521

Palavras-chave:

Folksonomia. Indexação. Instituições de memória. Metadados. Objetos digitais.

Resumo

O artigo analisa a participação de usuários em atividades de descrição de conteúdos eletrônicos (folksonomia), discutindo estas práticas no contexto da curadoria digital, especialmente em referência ao modelo do ciclo de vida do objeto digital estabelecido pelo Digital Curation Centre (DCC). O modelo, embora outorgando um papel de relevância à comunidade de usuários, entende este grupo como formado exclusivamente por profissionais e pesquisadores familiarizados com a gestão dos acervos digitais. Esta concepção exclui a importância de todos os outros possíveis grupos de usuários que, não se enquadrando nas categorias descritas pelo modelo DCC, interagem com os acervos digitais de instituições memoriais disponibilizados em rede, outorgando-lhes novas categorias descritivas e múltiplas alternativas de uso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aquiles Alencar Brayner, British Library

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1994), graduação em Línguas e Culturas da America Latina - Rijksuniversiteit Leiden (1996), mestrado em Línguas e Culturas da America Latina - Rijksuniversiteit Leiden (1998), mestrado em Biblioteconomia e Ciência da Informação - City University London (2011) e doutorado em Literatura Brasileira - Kings College - University of London (2006). Ocupou o cargo de Curador Digital da British Library (BL), onde foi responsável pelo desenvolvimento de novos produtos e modelos de gestão para os recursos eletrônicos da BL. Atuou como professor universitário em várias universidades britânicas. Em 2017 foi agraciado com uma bolsa de pesquisa para ocupar o posto de Pesquisador em Residência da Fundação Biblioteca Nacional. Atualmente trabalha com várias instituições de pesquisa e memoriais para o desenvolvimento de atividades na área de Curadoria Digital. Além de ter publicações nas áreas de literatura e história, exerce pesquisa no campo da Ciência da Informação, Humanidades Digitais, Historiografia Bibliográfica e Música.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

Brayner, A. A. (2018). Curadoria digital: novos modelos de participação pública na descrição de conteúdos em instituições culturais. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(1), 53–65. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n1.2019.10521