Critérios de utilização do Facebook como instrumento de interação social: estudo comparativo em bibliotecas universitárias nacionais e internacionais
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v11.n1.2018.8429Palavras-chave:
bibliotecas universitárias, estudo de usuários, interação social, mídias sociaisResumo
A pesquisa tem por objetivo o estudo da implantação e das perspectivas de uso das mídias sociais por bibliotecas universitárias do Brasil, Estados Unidos e Inglaterra. Visa analisar os desafios e possibilidades na utilização dessas tecnologias para a realização das atividades nas bibliotecas, comparando as práticas de interação social com os usuários. Os procedimentos metodológicos se caracterizam pela análise e descrição dos perfis de nove bibliotecas na rede social Facebook, sendo três delas situadas nos Estados Unidos da América, três no Brasil e três na Inglaterra. Trata-se de um estudo de natureza descritiva com amostras não probabilísticas e por conveniência, com o uso dos métodos comparativo e indutivo por pesquisa de campo e a coleta de dados quanti-qualitativa por observação. Os resultados foram obtidos através de análise descritiva a partir de buscas aplicadas nas mídias sociais, identificando por meio de critérios estabelecidos, as informações e os conteúdos disponibilizados nessas plataformas. Conclui que a implantação dessas ferramentas em bibliotecas universitárias traz benefícios para suas atividades, mas requer planejamento e monitoramento constantes em prol da melhoria eficiente e eficaz na prestação de produtos e serviços, bem como no atendimento aos usuários mediante as possibilidades de comunicação e interação oferecidas por essas plataformas.
Downloads
Referências
AGUIAR, Giseli Adornato de; SILVA, José Fernando Modesto da. Uso das ferramentas de redes sociais em bibliotecas universitárias: um estudo exploratório da UNESP, UNICAMP e USP. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 7, n. 1, jan./jun. 2014. Disponível em: http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/129/171 Acesso em: 4 set 2017.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2016: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2016. 162 p. il. Disponível em: http://www.secom.gov.br/atuacao/pesquisa/lista-de-pesquisas-quantitativas-e-qualitativas-de-contratos-atuais/pesquisa-brasileira-de-midia-pbm-2016-1.pdf/view Acesso em: 2 set 2017.
BURKHARDT, Andy. Social media: a guide for college and university libraries. Association of College and Research Libraries, v. 71, n. 1, Jan. 2010. Disponível em: http://crln.acrl.org/index.php/crlnews/article/view/8302/8392 Acesso em: 30 jul 2017.
CUNHA, Murilo Bastos da. Construindo o futuro: a biblioteca universitária brasileira em 2010. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 1, p. 71-89, jan./abr. 2000. Disponível em: http://w.scielo.br/pdf/ci/v29n1/v29n1a8.pdf Acesso em: 27 ago 2017.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, 405 p.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011, 200 p.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010, 297 p.
MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2009. 204 p.
VALENTIM, Marta Lígia Pomim. O mercado de informação brasileiro. Informação & Informação, Londrina, v. 5, n. 1, p. 35-42, jan./jun. 2000. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/1660/1412 Acesso em: 30 ago 2017.
VIEIRA, David Vieira; CARVALHO, Eliane Batista de; LAZZARIN, Fabiana Aparecida. Uma proposta de modelo baseado na web 2.0 para as bibliotecas das Universidades Federais. IX ENANCIB: diversidade cultural e políticas de informação, São Paulo ”“ USP, 2008. Comunicação oral apresentada ao GT-08 ”“ Informação e Tecnologia. Disponível em: http://enancib.ibict.br/index.php/enancib/ixenancib/paper/viewFile/3127/2253 Acesso em: 7 maio 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Andrielle Gomes Macedo, Greyciane Souza Lins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.