O papel da tecnologia blockchain e do conceito de redes P2P na descentralização de acervos de Arte:

uma introdução ao desafio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.50858

Palavras-chave:

Acervos, Coleções, Blockchain, Descentralização, Informação

Resumo

Este artigo deriva da pesquisa de tese de doutorado que busca compreender os modos, processos, regimes e usos da informação na implementação, organização e recuperação de arquivos de arte e patrimônio digital por meio de agentes autônomos aprendizado de máquina e uso de novas tecnologias como Blockchain com base em modelos teóricos científicos transdisciplinares no campo da ciência da informação em interface com as humanidades digitais. Oferece uma revisão atual dessas tecnologias e problematiza a centralização dos sistemas de acervos e coleções na sociedade pós-digital. O estudo conclui apresentando potenciais aplicações destas tecnologias para a descentralização desses sistemas a longo prazo.

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Biografia do Autor

Tadeus Mucelli, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Pesquisador, curador e gestor de projetos em arte tecnológica e cultura digital. Possui graduado em Gestão de Organizações do Terceiro Setor pela Universidade do Estado de Minas Gerais por meio da Faculdade de Políticas Públicas (UEMG/FAPP). Mestre em Artes pelo programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade do Estado de Minas Gerais com temática sobre a memória, preservação e patrimônio digitais. É Doutorando em Ciências da Informação pela ECI/UFMG. Nos anos de 2013/2014/2015 dedicou-se em pesquisas sobre a ?Instabilidade do Digital? resultando em diversas ações e produtos, como seminários, livro e artigos, além da participação em eventos nacionais e internacionais. É fundador e idealizador do Festival de Arte Digital ? FAD em Belo Horizonte (desde 2007) e da Bienal de Arte Digital (2018) no Rio de janeiro. Atua nas área de Arte e Tecnologia desde 1998, principalmente no âmbito arte eletrônica, novas mídias e empreendimento tecnológico. Produtor musical e audiovisual autodidata, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior. Organizador das publicações; FAD catálogo e ensaios (2011), FAD retrospectiva com ensaios científicos (2012), Configurações do Pós-Digital: Arte e cultura tecnológicas (2017 Editora UEMG), e o Livro Bienal de Arte Digital -Catálogo e ensaios científicos (2018). Atua também na concepção, direção artística, consultoria e gestão de projetos de cultura que envolvam novas mídias e cultura digital. Como pesquisador, está desenvolvendo em seu doutoramento através da Universidade Federal de Minas Gerais, as relações metodológicas no campo da ciência da informação com vistas a produção de memória digital e patrimônio digital no âmbitos das humanidades digitais e dos estudos da informação em artes tecnológicas. Em 2012 foi contemplado pelo prêmio de incentivo a arte pela FUNARTE ? Artes Visuais. Em 2014, foi contemplado pelo 1o Prêmio Brasil Criativo, por meio do Ministério da Cultura e da Secretaria de Economia Criativa ? Expressões Culturais / Arte Digital pelo projeto da EAT ? Escola Criativa em Arte e Tecnologia.

Maria Aparecida Moura, Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Professora Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-doutorado em Semiótica Cognitiva e Novas Mídias pela Maison de Sciences de l Homme(2006-2007). Realiza atualmente um doutorado em Sociologia pela UFMG. É a atual Diretora de Gestão de Documentos e Arquivos do Arquivo Nacional no Ministério de Gestão e Inovação do Serviço Público (MGI). Foi Coordenadora de Políticas de inclusão Informacional da UFMG - CPINFO (2010-2014), diretora de governança informacional da UFMG (DGI/UFMG) sendo a autoridade responsável pelo cumprimento da LAI e pela Ouvidoria Geral da UFMG ( 2014-2018) e Diretora da Universidade de Direitos Humanos ( UDH) (2020- 2022). Coordena o Museu virtual - Saberes Plurais e o Laboratório de Culturas e Humanidades digitais (LabCult/PPGCI/UFMG). É a Coordenadora adjunta do GT 12 da ANCIB - Informação, Estudos Étnico-Raciais, Gênero e Diversidades. Atua nos programas de pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM/UFMG) e Ciência da Informação (PPGCI/UFMG) como membro permanente. Integra a Rede de Direitos Humanos da UFMG e a Comissão coordenadora da Formação Transversal em Saberes Tradicionais da UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Informação, Comunicação e Educação, com ênfase em tecnologias da informação e na produção de conteúdos relacionados aos direitos humanos e à preservação, registro e difusão da cultura popular e dos saberes tradicionais brasileiros. Seu escopo e interesses de estudos abrangem: Semiótica aplicada aos estudos informacionais, organização da informação: fundamentos teóricos, mediações e aplicações, análise de redes sociais (ARS) aplicadas aos estudos Informacionais, linguagem, gêneros digitais e formação discursiva, cultura informacional, organização da informação em ambientes colaborativos; identidade e cultura popular.

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Publicado

2024-03-27

Como Citar

Mucelli, T., & Moura, M. A. (2024). O papel da tecnologia blockchain e do conceito de redes P2P na descentralização de acervos de Arte: : uma introdução ao desafio. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 17(1), 85–114. https://doi.org/10.26512/rici.v17.n1.2024.50858