A revolução digital no mercado do livro e as novas práticas de leitura nos Estados Unidos, França e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.44171

Palavras-chave:

Leitura, Livro digital, Livro impresso, Biblioteca, Revolução digital

Resumo

As mudanças tecnológicas, sobretudo a internet, modificaram as formas de produção, acesso e consumo do livro. Seja para os autores, que podem se autopublicar, para as editoras, que passaram a oferecer audiolivros e livros digitais, como para os leitores, que leem em tela e a partir de cliques, o mercado do livro vivencia uma revolução digital. Nesse contexto, realiza-se uma pesquisa de cunho documental e bibliográfico a partir de dados estatísticos sobre três países (Brasil, Estados Unidos e França) com o objetivo de analisar o tamanho da população leitora de cada país, o interesse dos jovens pela leitura, as taxas de leitura de livros digitais e o uso/interesse pelas bibliotecas. Verifica-se que, embora o número total de leitores em cada país tenha permanecido estável na última década e os mais jovens constituírem o grupo mais interessado em livros digitais e audiolivros, a prática de leitura de livros impressos reduziu entre adolescentes e adultos de modo constante nos últimos anos. Além disso, a procura pelas bibliotecas diminuiu, especialmente no que se refere ao uso do seu acervo bibliográfico, levantando dúvidas sobre o seu futuro em um mundo cada vez mais digital.

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Biografia do Autor

Willian Eduardo Righini de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Itapetininga, SP, Brasil

Doutor e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Bacharel em Ciência da Informação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Bibliotecário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Realiza pesquisa sobre a história do livro, leitura, bibliotecas públicas e mediação cultural.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

Souza, W. E. R. de. (2022). A revolução digital no mercado do livro e as novas práticas de leitura nos Estados Unidos, França e Brasil. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 15(3), 782–804. https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.44171