O uso de tecnologias digitais em museus de arte o caso do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía: repensar Guernica

Autores

  • Patricia Lira Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0003-1615-5755
  • Giovana Deliberali Maimone Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, São Paulo, SP, Brasil https://orcid.org/0000-0002-4150-8084

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29502

Palavras-chave:

tecnologias digitais. museu de arte. humanidades digitais. Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía.

Resumo

O Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madrid, Espanha) reconhecidamente utiliza de tecnologias digitais para promover o acesso e a difusão de suas coleções. Este trabalho apresenta um projeto específico do Museu: Repensar Guernica, website que por meio da conjunção dos processos que fundamentam o museu e o arquivo agrega o máximo de informação disponível sobre a obra Guernica de Pablo Picasso. O objetivo da plataforma é atingir um público amplo, de especialistas em História da Arte aos mais diversos interessados no tema. A partir do estudo de caso do Repensar Guernica demonstramos como a utilização de ferramentas digitais, como exposições virtuais, catálogos online e portais, baseadas na web, é de fundamental importância para a ampliação e a democratização do acesso aos acervos de museus e arquivos. A metodologia emprega a revisão bibliográfica sobre tecnologias digitais aplicadas aos museus e tem em vista algumas temáticas discutidas pelas Humanidades Digitais, como o impacto da tecnologia na organização e preservação de fontes tradicionais de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Lira, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, São Paulo, SP, Brasil

Possui Graduação em Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (2003) e Especialização em Gestão Arquivística pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (2015). Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua profissionalmente como Supervisora da Área de Acervo do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, bem como em projetos de preservação de arquivos pessoais. É docente em cursos voltados à preservação de acervos audiovisuais. 

Giovana Deliberali Maimone, Universidade de São Paulo, Escola de Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, São Paulo, SP, Brasil

Professora da Universidade de São Paulo (USP) no curso de Informação e Cultura (CBD) da Escola de Comunicações e Artes (ECA). Doutora em Ciência da Informação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2013). Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade Federal de São Carlos (2005). Estuda Ciência da Informação, com ênfase na área de Organização do Conhecimento e Representação da Informação, atuando principalmente em Análise Documentária, Linguística, Terminologia e Representação de Documentos visuais, Sonoros e Cinematográficos. Mãe de um filho (Licença Gestante: 13/06/2016 a 09/12/2016).

Referências

ALMEIDA, Marco Antônio de; DAMIAN, Ieda Pelógia Martins. Humanidades Digitais: um campo praxiológico para mediações e políticas culturais? In: Anais. Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 16, João Pessoa: ANCIB, 2015. n.p. Disponível em: <http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2015/enancib2015/paper/view/2999>. Acesso em: 29 out. 2019.

BOTALLO, Marilúcia. Diretrizes em Comunicação Museológica. In: Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari. Documentação e Conservação de Acervos Museológicos : diretrizes. Brodowisk: Associação Cultural de Amigos do Museu Casa de Portinari; Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, 2010.

CÂMARA, Sérgio Antonio; BENICIO, Milla. História digital: entre as promessas e armadilhas da sociedade informacional. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 38-56, ago. 2017. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3596>. Acesso em: 20 out. 2019.

CON "REPENSAR GUERNICA. HISTORIA Y CONFLICTO DEL SIGLO XX" EL BIG DATA SE VUELVE FUNCIONAL AL ARTE. Revista Digital Nueva Museología. Madrid: 14 nov. 2017. Disponível em: <https://nuevamuseologia.net/con-la-web-repensar-guernica-historia-y-conflicto-del-siglo-xx-el-big-data-entra-de-lleno-en-el-arte/>. Acesso em: 3 nov. 2019.

CASTELLS, Manuel. Os museus na era da informação: conectores culturais de tempo e espaço. Musas: Revista Brasileira de Museologia, Brasília, v. 7, n. 5, p. 8-21, 2011. Disponível em: <https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2015/01/Revista-Musas-5.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2018.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Pinacoteca do Estado de São Paulo; Secretaria de Estado da Cultura, 2013.

DODEBEI, Vera. Cultura e patrimônio na era da informação. In: MARINGELI, Cristina Ayres da Silva (org.). IV Seminário Serviços de Informação em Museus: informação digital como patrimônio cultural. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2017, p. 81-90.

MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Considerações para uma análise histórico-crítica da catalogação de acervos artísticos. In: BEIGUELMAN, Gisele; MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Futuros possíveis: Arte, museus e arquivos digitais. São Paulo: Petrópolis, 2014, p. 34-43.

NOIRET, Serge. História pública digital. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v. 11, n.1, p. 28-51, mai., 2015. Disponível em: < http://revista.ibict.br/liinc > Acesso em: 30 jul. 2018.

PADILHA, Renata Cardozo; CAFÉ, Ligia; SILVA, Edna Lucia da. O papel das instituições museológicas na sociedade da informação/conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação. Belo Horizonte, v. 19, n. 2, abr./jun., p. 68-82, 2014. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/pci/article/view/1889/1395>. Acesso em: 20 out. 2019.

PIMENTA, Ricardo Medeiros. Os objetos técnicos e seus papéis no horizonte das humanidades digitais: um caso para a Ciência da Informação. Revista Conhecimento em Ação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, jul/dez., p. 20-33, 2016. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rca/article/view/20>. Acesso em: 20 out. 2019.

TARDY, Cécile. A mediação de autenticidade dos substitutos digitais. In: TARDY, Cécile; DODEBEI, Vera. Memória e novos patrimônios. Marseille: OpenEdition Press, 2015.

THATCAMP. Manifesto das humanidades digitais. Paris: ThatCamp [The Humanities and Technology Camp]. 2011. Disponível em: <https://tcp.hypotheses.org/497>. Acesso em: 3 nov. 2019.

TELLES, Helyom Viana. História digital, sociologia digital e humanidades digitais: algumas questões metodológicas. Revista Observatório, v. 3, n. 5, p. 74-101, ago., 2017. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3810>. Acesso em: 20 out. 2019.

VELLOSILLO, Arianne Vanrel. Estratégias de conservação e humanidades digitais. In: BEIGUELMAN, Gisele; MAGALHÃES, Ana Gonçalves. Futuros possíveis: Arte, museus e arquivos digitais. São Paulo: Petrópolis, p. 135-146, 2014.

ZORICH, Diane. Transitioning to a Digital World: Art History, its Research Centers, and Digital Scholarship. Journal of Digital Humanities. Fairfax, v. 1, n. 2, March/May 2012. Disponível em: <http://journalofdigitalhumanities.org/1-2/transitioning-to-a-digital-world-by-diane-zorich/>. Acesso em: 3 nov. 2019.

Downloads

Publicado

2020-02-04

Como Citar

Lira, P., & Maimone, G. D. (2020). O uso de tecnologias digitais em museus de arte o caso do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía: repensar Guernica. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 13(1), 239–252. https://doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29502

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.