O O Consumo Cultural de Jovens na Cultura Hallyu

Auteurs-es

  • Aline Gomes Santana Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE
  • Salett Tauk Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE

DOI :

https://doi.org/10.26512/cmd.v6i2.22455

Résumé

O artigo investiga o processo de hibridização cultural vivenciado por jovens universitários no consumo da cultura de origem sul-coreana denominado hallyu. A perspectiva teórica correlaciona a teoria de hibridização discutida por García Canclini, com as ideias de Bauman sobre modernidade; e o perfil da juventude contemporânea proposto por Martín-Barbero. A partir da observação do comportamento dos jovens, em suas interações sociais no campo real e virtual e suas manifestações de consumo, buscamos compreender porque estes indivíduos, ancorados nas tecnologias da informação e comunicação - TICs, buscam referências na hallyu, para reconverter suas práticas culturais orientando suas identidades. A abordagem metodológica utiliza, além de pesquisa bibliográfica, técnicas de observação direta, entrevista semiestruturada e a netnografia para coletar informações nos sites e redes sociais, visto ser a internet um espaço de interação privilegiado pelos indivíduos observados.

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Publié-e

2019-08-12

Comment citer

Santana, A. G., & Santos, S. T. (2019). O O Consumo Cultural de Jovens na Cultura Hallyu. Arquivos Do CMD, 6(2), 31–44. https://doi.org/10.26512/cmd.v6i2.22455

Numéro

Rubrique

Artigos de Dossiê