O O Consumo Cultural de Jovens na Cultura Hallyu
DOI:
https://doi.org/10.26512/cmd.v6i2.22455Resumen
O artigo investiga o processo de hibridização cultural vivenciado por jovens universitários no consumo da cultura de origem sul-coreana denominado hallyu. A perspectiva teórica correlaciona a teoria de hibridização discutida por García Canclini, com as ideias de Bauman sobre modernidade; e o perfil da juventude contemporânea proposto por Martín-Barbero. A partir da observação do comportamento dos jovens, em suas interações sociais no campo real e virtual e suas manifestações de consumo, buscamos compreender porque estes indivíduos, ancorados nas tecnologias da informação e comunicação - TICs, buscam referências na hallyu, para reconverter suas práticas culturais orientando suas identidades. A abordagem metodológica utiliza, além de pesquisa bibliográfica, técnicas de observação direta, entrevista semiestruturada e a netnografia para coletar informações nos sites e redes sociais, visto ser a internet um espaço de interação privilegiado pelos indivíduos observados.