CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM MATO GROSSO – BRASIL

Contenu principal de l'article

Onélia Carmem Rossetto

Résumé

O processo de expansão da fronteira agrícola em Mato Grosso ocorreu a partir dos anos 60 do século XX e se caracterizou pela exploração da natureza e pela subordinação dos camponeses, pequenos produtores rurais que já habitavam as terras do estado ou que foram trazidos pelas colonizadoras oficiais e particulares. Tais instituições reproduziram a lógica capitalista, como correlato, a concentração de terras calcada nos princípios do agronegócio vem se acentuando em permanente conflito com a lógica camponesa.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Rossetto, O. C. (2024). CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA E CONFLITOS SOCIOAMBIENTAIS EM MATO GROSSO – BRASIL. Boletim DATALUTA, 9(100). Consulté à l’adresse https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52961
Rubrique
Artigos

Références

FERNANDES, Bernardo Mançano. Questão Agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. Disponível em: http://www.geo grafia.fflch.usp.br/graduacao/apoio/Apoio/Apoio_Valeria/Pdf/Bernardo_QA.pdf Acesso em 10 de março de 2016.

IMAZON. Disponível em: http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/01/instituto-aponta-tendencia-de-retomada-do-desmatamento-em-mt.html. Acesso em 12 de março de 2016.

ROSSETTO, Onélia Carmem (a). Faces da Agricultura Familiar Camponesa nas Microrregiões do Alto Pantanal e Tangará da Serra; Mato Grosso – Brasil. In: Repercussões Territoriais do Desenvolvimento Desigual-Combinado e Contraditório em Mato Grosso. In: ALMEIDA, Rosemeire Aparecida. SILVA, Tânia Paula (Orgs.). Campo Grande; MS. Editora da UFMS,2015.

ROSSETTO, Onélia Carmem (b). Produção do Espaço Agrário no Estado de Mato Grosso e o Processo de Concentração de Terras no Pantanal Norte Mato-Grossense. In: ROSSETTO, Onélia Carmem.

TOCANTINS, Nely (Orgs.). Ambiente Agrário do Pantanal Brasileiro: Socioeconomia & Conservação da Biodiversidade. Editora Compasso &Lugar, Cultura. Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://issuu.com/imprensa.livre/docs/pantanal_parte_1 http://issuu.com/imprensa.livre/docs/pantanal_parte_2. Acesso em 09 de fevereiro de 2016.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s