PELO CONTROLE CAMPONÊS DA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS: A SOBERANIA ALIMENTAR

Conteúdo do artigo principal

Valmir José de Oliveira VALÉRIO

Resumo

Em que pese a hegemonia do atual sistema de produção e distribuição de alimentos, referenciado na busca pelo controle integral dos materiais, insumos, sementes e processos agrícolas pelas transnacionais do agronegócio e na “distribuição moderna” do modelo supermercadista, existem alternativas para a construção de outras lógicas, fundamentadas não na homogeneização dos cultivos e na padronização dos hábitos alimentares, mas na promoção da diversidade e da produção com base em processos que minimizem a utilização de recursos externos ao estabelecimento. Mais que isso, o rompimento com o atual sistema hegemônico de produção e abastecimento pressupõe que o controle do movimento dos alimentos esteja com o campesinato nas escalas local e regional e não a serviço do lucro das empresas nacionais e transnacionais via generalização das distâncias percorridas.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
VALÉRIO, V. J. de O. (2020). PELO CONTROLE CAMPONÊS DA PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ALIMENTOS: : A SOBERANIA ALIMENTAR. BOLETIM DATALUTA, 13(146). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/52811
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Valmir José de Oliveira VALÉRIO

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Presidente Prudente. Membro do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA).

Referências

ASSIS, R. L. de. Agroecologia e agricultura orgânica: controvérsias e tendências. In: Desenvolvimento e meio ambiente. Curitiba, 2002, v. 6, p. 67-80.

DE SCHUTTER, O. Informe del relator especial sobre el derecho a la alimentación. 2010. Disponível em: <http://www.srfood.org/images/stories/pdf/officialreports/20110308_ahrc-16-49_agroecology_es.pdf>. Acesso em: 03/11/2018.

DESMARAIS, A. A. A Via Campesina. São Paulo: Cultura Acadêmica; Expressão Popular, 2013.

ESTEVE, V. E. O negócio da comida. Quem controla nossa alimentação? São Paulo: Expressão Popular, 2017.

FÓRUM MUNDIAL PELA SOBERANIA ALIMENTAR, 2007, Selingue/Malí. Declaração de Nyélény. Disponível em: <http://www.nyeleni.org/spip.php?article327>. Acesso em:m 24/05/2013.

HECHT, S. B. La evolución del pensamiento agroecológico. In: ALTIERI, M. Agroecologia –Bases científicas para una agricultura sustentable. Montevideo: Nordan, 1999, p. 15-30.

STÉDILE, J. P.; CARVALHO, H. M. de. Soberanía alimentaria: una necesidad de los pueblos. In: ILSA (Instituto Latinoamericano para una Sociedad y un Derecho Alternativos); FOOD FIRST (Institute for Food and Development Policy). ¡Movimientos alimentarios uníos! Estrategias para transformar nuestros sistemas alimentarios, Bogotá: Colección en clave de sur, 2013.

VALÉRIO, V. J. O. A segurança da dependência e os desafios da soberania: expansão da agroindústria canavieira e a geografia do abastecimento alimentar no município de Tupi Paulista/SP. 2015. 230 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Presidente Prudente/SP. Disponível em:<https://repositorio.unesp.br/handle/11449/131855>. Acesso em: 03/03/2020.

VALÉRIO, V. J. O. Agonia da comida: da expansão da cana-de-açúcar ao movimento da produção e distribuição de hortifrútis no estado de São Paulo (2006-2017). 2019. 340 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP), Presidente Prudente/SP. Disponível em:<https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191268>. Acesso em: 05/05/2020.

VIA CAMPESINA. The right to produce and access to land. Rome: Via Campesina, 1996. Disponível em: <http://www.voiceoftheturtle.org/library/1996%20Declaration%20of%20Food%20Sovereignty .pdf>. Acesso em: 25/11/2011.