MERCADOS INSTITUCIONAIS COMO ALTERNATIVA PARA O FORTALECIMENTO DOS MERCADOS LOCAIS DE ALIMENTOS O CASO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO MUNICÍPIO DE TUPI PAULISTA/SP

Conteúdo do artigo principal

Valmir José de Oliveira VALÉRIO

Resumo

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) constitui um importante elemento de dinamização e fortalecimento da produção alimentar na escala local. Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696, de 2 de julho de 2003 e regulamentado pelo Decreto nº 4.772, de 2 de julho de 2003, alterado posteriormente pelo Decreto nº 5.873, de 15 de agosto de 2006, o Programa é atualizado ainda por diversos outros Decretos [1] (MDS, 2014). O PAA busca promover o acesso aos alimentos para as populações consideradas em situação de insegurança alimentar e nutricional, além de proporcionar a inclusão social e econômica por meio do fortalecimento da agricultura familiar. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS, 2014), o Programa contribui também para a formação de estoques estratégicos e abastecimento do mercado institucional de alimentos, no qual são contempladas as compras governamentais de alimentos. O PAA é implementado em parceria com a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) [2] através de cinco modalidades: doação simultânea, PAA leite, compra direta, compra institucional e formação de estoques. Na modalidade CPR-doação, o objetivo é o atendimento às demandas locais de suplementação alimentar, em sintonia com o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Esta modalidade incentiva à produção local para o abastecimento de entidades assistenciais, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional (Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentos). Os alimentos são entregues pelos agricultores em uma Central de Distribuição, na qual são pesados e separados para a doação (MDS, 2014).


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
VALÉRIO, V. J. de O. (2015). MERCADOS INSTITUCIONAIS COMO ALTERNATIVA PARA O FORTALECIMENTO DOS MERCADOS LOCAIS DE ALIMENTOS: O CASO DO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO MUNICÍPIO DE TUPI PAULISTA/SP. BOLETIM DATALUTA, 8(93). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53772
Seção
Artigos

Referências

CONAB. Histórico CONAB. (2015) Disponível em: <http://www.conab.gov.br/conabquemSomos.php?a=11&t=1>. Acesso em: 04 mai. 2015.

CONAB. O que é o PAA? (2014) Disponível em: <http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1125>. Acesso em: 29 abr. 2014.

IBGE. Malha municipal digital (2007). Disponível em: <ftp://geoftp.ibge.gov.br/malhas_digitais/municipio_2007/>. Acesso em: 03 nov. 2013.

LIMA, I. Publicação eletrônica [mensagem pessoal] CATI, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Tupi Paulista. Dados sobre o funcionamento do PAA no município de Tupi Paulista/SP. (2014). Mensagem recebida por em 06 mar. 2015.

MDS. Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). (2014). Disponível em: <http://www.mds.gov.br/falemds/perguntas-frequentes/seguranca-alimentar-enutricional/aquisicao-de-alimentos/distribuicao-de-alimentos-a-grupos-especificos/distribuicao-dealimentos-a-grupos-especifico>. Acesso em: 07 mai. 2014.

MDS/CONAB. Relatório gerencial. Convênio MDS/CONAB, 2012.