A SOBERANIA ALIMENTAR E O USO DOS TERRITÓRIOS: PARADIGMAS ALIMENTARES EM QUESTÃO

Conteúdo do artigo principal

Valmir José de Oliveira VALÉRIO

Resumo

As reflexões apresentadas neste artigo têm como fundamento a análise das implicações da territorialização do agronegócio canavieiro para a produção e abastecimento alimentar, sobretudo quanto ao arcabouço teórico e conceitual utilizado no âmbito da nossa pesquisa de mestrado.


Fomentada pelo surgimento de tecnologias que repõem o álcool carburante na pauta do consumo nacional, a expansão da cana-de-açúcar se territorializa sobre áreas utilizadas anteriormente para outros tipos de produção agropecuária. Com a substituição da heterogeneidade produtiva do território camponês pela paisagem monocultural resultante da territorialização do capital agroindustrial canavieiro, emergem questões de ordem socioterritorial, pois, afinal, tal expansão pressupõe a incorporação de territórios antes regidos por dinâmicas diferentes daquelas ligadas a homogeneidade da forma de uso imposta pelo agronegócio, o que resulta na disputa pelo controle de frações do espaço – disputas territoriais.


*Este resumo foi gerado pela equipe editorial a partir de trechos copiados do texto, considerando que no presente momento em que a edição foi publicada a apresentação de resumo não fazia parte das normas da revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
VALÉRIO, V. J. de O. (2014). A SOBERANIA ALIMENTAR E O USO DOS TERRITÓRIOS: : PARADIGMAS ALIMENTARES EM QUESTÃO. BOLETIM DATALUTA, 7(81). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/BD/article/view/53116
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Valmir José de Oliveira VALÉRIO, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestrando em Geografia – PPGG/FCT/UNESP, campus de Presidente Prudente. Bolsista CNPq – NERA/FCT – UNESP.

Referências

BRASIL. Lei no 11.346, de 15 de setembro de 2006. Art. 3o. Cria o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN com vistas em assegurar o direito humano à alimentação adequada e dá outras providências. Lei no 11.346, de 15 de setembro de 2006. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2006/lei/l11346.htm>. Acesso em: 16 abr. 2013.

FERNANDES, B. M. Construindo um estilo de pensamento na questão agrária: o debate paradigmático e o conhecimento geográfico. 2013. 873 f. Tese (livre-docência). Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT, UNESP, Presidente Prudente.

_____. Entrando nos territórios do território. In: PAULINO, E. T.; FABRINI, J. E. Campesinato e territórios em disputa. São Paulo: Expressão Popular, 2008. p. 273-301.

_____. Questão agrária: conflitualidade e desenvolvimento territorial. In: BUAINAIN, A. M. (Org.). Luta pela terra, reforma agrária e gestão de conflitos no Brasil. Campinas: Unicamp, 2005.

_____. Movimentos socioterritoriais e movimentos socioespaciais: contribuição teórica para uma leitura geográfica dos movimentos sociais. Revista NERA, Ed. Especial, Presidente Prudente, p. 07-17.

_____. Soberania alimentar como território. Texto disponibilizado pelo autor para a disciplina de pós-graduação da FCT-UNESP Presidente Prudente no 1o semestre de 2010.

_____. Sobre a tipologia de territórios. In: SAQUET, M. A.; SPÓSITO, E. S. (orgs.) Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular, 2009. p. 197-215.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização. Do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 5. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

LÊNIN, V. I. O desenvolvimento do capitalismo na Rússia: o processo de formação do mercado interno para a grande indústria. São Paulo: Nova Cultural, 1985.

PAULINO, E. T.; ALMEIDA, R. A. de. Terra e território: a questão camponesa no capitalismo. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

SECRETARIA DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO: Projeto LUPA 2007/2008. Disponível em: <http://www.cati.sp.gov.br/projetolupa/dadosregionais/pdf/tedr12.pdf>. Acesso em: 18 mai. 2012.

THOMAZ JUNIOR, A. Totalidade Viva do Trabalho, Reforma Agrária e Soberania Alimentar. (Uma Reflexão Autocrítica da Classe Trabalhadora e a Luta de Classes no Brasil). In: BATISTA, R. L.; TUMOLO, P. Trabalho, Economia e Educação. Londrina: Práxis, 2008.

VALÉRIO, V. J. de O. Alimentar ou ser alimentado? A expansão da agroindústria canavieira e a soberania alimentar em Flórida Paulista/SP. 2011. 123 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Geografia) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente/SP, 2011.

VIA CAMPESINA. The right to produce and access to land. Via Campesina: Rome, 1996. Disponível em: <http://www.voiceoftheturtle.org/library/1996%20Declaration%20of%20Food%20Sovereignty.pdf>. Acesso em: 25 nov. 2011.