O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato .doc ou .docx.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

Os artigos em fase de análise devem ser submetidos, SEM O NOME DOS AUTORES, em formato .doc ou .docx, em que todas as figuras e tabelas estejam incluídas junto com o texto formando um único arquivo a ser submetido.

Após o artigo ter sido aceito pela revista, o texto em formato .doc ou .docx poderá ser substituído por uma versão escrita em LATEX pelo autor, caso este deseje - caso não, o texto será convertido pela própria RPF. Deve-se seguir a configuração:

Tipo de Arquivo: 

  1. Formato Latex, extensão .TEX (apenas depois de aceito para publicação): o template da Revista do Professor de Física pode ser OBTIDO AQUI (o Link abre o site overleaf® e apresenta o template - para usá-lo no overleaf você precisará copiá-lo e abrir um projeto seu) 
  2. Formato Word, extensão .DOCX. O template pode ser OBTIDO AQUI

Observação: para um processo de submissão e avaliação mais rápidos sugerimos fortemente o uso do template fornecido.

Palavras Chave:

  1. As palavras chave devem aparecer separadas por ponto final, iniciando-se, a cada vez, por maiúsculas.

Citações e Notas Explicativas:

  1. Citações com até 3 (três) linhas devem estar no corpo do texto "entre aspas";
  2. Citações com mais de 3 (três) linhas devem se destacar do corpo do texto;
  3. Notas Explicativas devem ser colocadas em notas de rodapé.

Referências:

  1. Referências de citações devem ser colocadas no corpo do texto na forma (nome do autor, data, página) como por exemplo: (MERLEAUX, 1980, pg. 3) ou (MERLEAUX, 1980) conforme for o caso de se citar uma parte específica da obra, ou a obra como um todo;
  2. Referências completas devem ser apresentadas ao final do artigo, ordenadas de forma alfabética. Devem seguir a estrutura:
  • Livro: SOBRENOME (extenso), Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
    • Exemplo: LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo, Cortez, 1994.
  • Coletânea: SOBRENOME (extenso), Nome (abreviado). Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador (es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
    • Exemplo: FERNANDES, F. , As relações raciais em São Paulo reexaminadas. In: SIMSON, O. R. de M. (org.). Revisitando a terra de contrastes. São Paulo, FFLCH-USP, 1986. pp. 13-19.
  • Artigo em periódico: SOBRENOME (extenso), Nome (abreviado). Nome do periódico em itálico, volume e número do periódico, página inicial, ano.
    • Exemplo: Baym, G., Phys. Rev. Lett. 46, 235 (2010).
  • Dissertações e Teses: SOBRENOME (extenso), Nome (abreviado). Título em itálico. Local. número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada. Ano.
    • Exemplo: GUIMARÃES, Ê. J. G. Os folhetos de cordel como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem em Física – Estudando Calor. Quixadá – CE. 128 f. [Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)]. Universidade Estadual do Ceará-UECE. 2016.
  • Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME (extenso), Nome (abreviado). Título em itálico, [On-line]. ano. Disponibilidade: acesso. [data de acesso].
    • Exemplo: SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 2, n 2, p. 133-162, dez. 2002. Disponível em: <http://ufpa.br/ensinofts/artigos2/wildsoneduardo.pdf.>. Acesso em: 04 set., 2016.

Figuras, Tabelas e Equações:

  • Figuras devem ser referenciadas no texto como Figura 1, Figura 2, etc;
  • Tabelas devem ser referenciadas no texto como Tabela 1, Tabela 2, etc;
  • Figuras devem apresentar sua legenda sob a imagem da figura. A legenda deve vir na forma, por exemplo, Figura 1: Esta é a figura;
  • Tabelas devem apresentar sua legenda acima da tabela. A legenda deve vir na forma, por exemplo, Tabela 1: Esta é a legenda;
  • Equações devem ser referenciadas como equação 1, equação 2, etc.

Os interessados devem enviar os textos exclusivamente via site http://periodicos.unb.br/index.php/rpf após a efetivação do cadastro como Autor. Não há limitação quanto à quantidade de submissão de textos por autor.

ENVIO DA VERSÃO EDITÁVEL

Se o seu artigo foi aceito, ele passará à etapa de Edição. Nesta etapa, o editor solicitará que você faça o upload de uma versão editável de seu artigo corrigido, se necessário, em .doc, .docx ou Latex.

Para carregar (fazer o upload) da versão editável (.doc, .docx, Latex), o autor deve:

  • Clicar na seção Avaliação, que é o estágio em que o artigo se encontra;
  • No item AVALIAÇÕES, o autor deve ir em Transferir versão do autor, clicando em ENVIAR ARQUIVO;
  • Uma vez tendo selecionado o arquivo, não se esquecer de clicar no botão TRANSFERIR, caso contrário nenhum arquivo irá ser inserido no sistema;
  • Ao transferir a versão editável, o sistema renomeará o arquivo com sua nomenclatura interna e o nome do arquivo aparecerá no item Versão do Autor;

Feito isso, não é mais necessária qualquer ação do autor na etapa de edição. O sistema avisará o editor que o artigo editável foi inserido no sistema e o processo de edição poderá continuar.

LEITURA DE PROVAS

Ao receber sua versão editável, a revista irá criar a versão Latex que se adequa ao leiaute da RPF e solicitará que o autor faça a Leitura de Provas.

Para fazer a leitura de provas, o autor deve:

  • Entrar em sua página de autor;
  • Clicar no link Ativo (e selecionar o artigo que deseja fazer a leitura de provas, se houver mais de um);
  • Na página que aparece, na coluna SITUAÇÃO (à direita do nome do artigo) deve estar escrito: EM EDIÇÃO - EDIÇÃO DE TEXTO SOLICITADA. O autor deve clicar neste link;
  • Na nova página, na seção LEITURA DE PROVA, no ITEM 1. Autor, deve haver uma solicitação para que o autor faça a leitura do texto editado pela RPF;
  • Clique no ícone  e insira no corpo da mensagem de email que aparece (a ser enviada para o leitor de prova) todas as alterações que julgue convenientes relativas ao texto editado que lhe foi enviado (há um link à direita informando a formatação adequada para a solicitação de alterações - clique nele para se informar desta formatação);
  • Tendo escrito o texto da mensagem, clique em SALVAR E ENVIAR EMAIL se já tiver incluído todas as alterações, ou apenas em SALVAR se ainda for incluir mais considerações (se houver muitas modificações, recomenda-se salvar com alguma periodicidade, para não se perder o texto editado em função de oscilações na rede, etc.);
  • Uma vez enviada a mensagem com as alterações no texto da prova, clique no link CONCLUÍDA no ITEM 1. Autor à direita.

Está feita a sua leitura da prova do seu artigo. O leitor de prova irá proceder às alterações sugeridas pelo autor (tendo em vista as características da revista) e enviará o texto para publicação, não sendo mais necessária qualquer ação por parte do autor.

Artigos

Política padrão de seção

Artigos Convidados

Artigos Convidados são aqueles em que o autor é especificamente chamado a colaborar com a revista por um de seus editores. Apenas artigos que cumpram essa condição podem constar desta seção.

Anais da Primeira Escola Internacional em Ensino de Física

Artigos Convidados

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.