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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato PDF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

Os artigos em fase de análise podem ser submetidos, SEM O NOME DOS AUTORES, em formato .pdf, desde que todas as figuras e tabelas estejam incluídas junto com o texto formando um único arquivo a ser submetido.

Após o artigo ter sido aceito pela revista, o texto .pdf deve ser substituído por uma versão escrita em LATEX ou WORD (windows®). Neste caso, deve ser utilizado o formato LATEX ou WORD, seguindo a configuração:

Tipo de Arquivo: 

  1. Formato Latex, extensão .TEX: o template da Revista do Professor de Física pode ser OBTIDO AQUI (o Link abre o site overleaf® e apresenta o template - para usá-lo no overleaf você precisará copiá-lo e abrir um projeto seu) 
  2. Formato Word, extensão .DOCX. O template pode ser OBTIDO AQUI

Observação: para um processo de submissão e avaliação mais rápidos sugerimos fortemente o uso do template fornecido.

Citações e Notas Explicativas:

  1. Citações com até 3 (três) linhas devem estar no corpo do texto "entre aspas";
  2. Citações com mais de 3 (três) linhas devem se destacar do corpo do texto;
  3. Notas Explicativas devem ser colocadas em notas de rodapé.

Referências:

  1. Referências de citações devem ser colocadas no corpo do texto na forma (nome do autor, data, página) como por exemplo: (MERLEAUX, 1980, pg. 3) ou (MERLEAUX, 1980) conforme for o caso de se citar uma parte específica da obra, ou a obra como um todo;
  2. Referências completas devem ser apresentadas ao final do artigo, ordenadas de forma alfabética. Devem seguir a estrutura:
  • Livro: SOBRENOME (extenso), Nome (abreviado). Título em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
    • Exemplo: LIBÂNEO, J.C. Didática. São Paulo, Cortez, 1994.
  • Coletânea: SOBRENOME (extenso), Nome (abreviado). Título do ensaio. In: SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador (es). Título da coletânea em itálico: subtítulo. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.
    • Exemplo: FERNANDES, F. , As relações raciais em São Paulo reexaminadas. In: SIMSON, O. R. de M. (org.). Revisitando a terra de contrastes. São Paulo, FFLCH-USP, 1986. pp. 13-19.
  • Artigo em periódico: SOBRENOME (extenso), Nome (abreviado). Nome do periódico em itálico, volume e número do periódico, página inicial, ano.
    • Exemplo: Baym, G., Phys. Rev. Lett. 46, 235 (2010).
  • Dissertações e Teses: SOBRENOME (extenso), Nome (abreviado). Título em itálico. Local. número total de páginas. Grau acadêmico e área de estudos [Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado)]. Instituição em que foi apresentada. Ano.
    • Exemplo: GUIMARÃES, Ê. J. G. Os folhetos de cordel como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem em Física – Estudando Calor. Quixadá – CE. 128 f. [Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física)]. Universidade Estadual do Ceará-UECE. 2016.
  • Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME (extenso), Nome (abreviado). Título em itálico, [On-line]. ano. Disponibilidade: acesso. [data de acesso].
    • Exemplo: SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 2, n 2, p. 133-162, dez. 2002. Disponível em: <http://ufpa.br/ensinofts/artigos2/wildsoneduardo.pdf.>. Acesso em: 04 set., 2016.

Figuras, Tabelas e Equações:

  • Figuras devem ser referenciadas no texto como Figura 1, Figura 2, etc;
  • Tabelas devem ser referenciadas no texto como Tabela 1, Tabela 2, etc;
  • Figuras devem apresentar sua legenda sob a imagem da figura. A legenda deve vir na forma, por exemplo, Figura 1: Esta é a figura;
  • Tabelas devem apresentar sua legenda acima da tabela. A legenda deve vir na forma, por exemplo, Tabela 1: Esta é a legenda;
  • Equações devem ser referenciadas como equação 1, equação 2, etc.

Os interessados devem enviar os textos exclusivamente via site http://periodicos.unb.br/index.php/rpf após a efetivação do cadastro como Autor. Não há limitação quanto à quantidade de submissão de textos por autor.

ENVIO DA VERSÃO EDITÁVEL

Se o seu artigo foi aceito, ele passará à etapa de Edição. Nesta etapa, o editor solicitará que você faça o upload de uma versão editável de seu artigo (em .doc, .docx ou Latex).

Para carregar (fazer o upload) da versão editável (.doc, .docx, Latex), o autor deve:

  • Clicar na seção Avaliação, que é o estágio em que o artigo se encontra;
  • Na seção DECISÃO EDITORIAL, o autor deve ir em Transferir versão do autor, clicando em SELECIONAR ARQUIVO;
  • Uma vez tendo selecionado o arquivo, não se esquecer de clicar no botão TRANSFERIR, caso contrário nenhum arquivo irá ser inserido no sistema;
  • Ao transferir a versão editável, o sistema renomeará o arquivo com sua nomenclatura interna e o nome do arquivo aparecerá no item Versão do Autor;

Feito isso, não é mais necessária qualquer ação do autor na etapa de edição. O sistema avisará o editor que o artigo editável foi inserido no sistema e o processo de edição poderá continuar.

LEITURA DE PROVAS

Ao receber sua versão editável, a revista irá criar a versão Latex que se adequa ao leiaute da RPF e solicitará que o autor faça a Leitura de Provas.

Para fazer a leitura de provas, o autor deve:

  • Entrar em sua página de autor;
  • Clicar no link Ativo (e selecionar o artigo que deseja fazer a leitura de provas, se houver mais de um);
  • Na página que aparece, na coluna SITUAÇÃO (à direita do nome do artigo) deve estar escrito: EM EDIÇÃO - EDIÇÃO DE TEXTO SOLICITADA. O autor deve clicar neste link;
  • Na nova página, na seção LEITURA DE PROVA, no ITEM 1. Autor, deve haver uma solicitação para que o autor faça a leitura do texto editado pela RPF;
  • Clique no ícone  e insira no corpo da mensagem de email que aparece (a ser enviada para o leitor de prova) todas as alterações que julgue convenientes relativas ao texto editado que lhe foi enviado (há um link à direita informando a formatação adequada para a solicitação de alterações - clique nele para se informar desta formatação);
  • Tendo escrito o texto da mensagem, clique em SALVAR E ENVIAR EMAIL se já tiver incluído todas as alterações, ou apenas em SALVAR se ainda for incluir mais considerações (se houver muitas modificações, recomenda-se salvar com alguma periodicidade, para não se perder o texto editado em função de oscilações na rede, etc.);
  • Uma vez enviada a mensagem com as alterações no texto da prova, clique no link CONCLUÍDA no ITEM 1. Autor à direita.

Está feita a sua leitura da prova do seu artigo. O leitor de prova irá proceder às alterações sugeridas pelo autor (tendo em vista as características da revista) e enviará o texto para publicação, não sendo mais necessária qualquer ação por parte do autor.

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