Revista do Professor de Física é uma revista eletrônica criada com a finalidade de promover um espaço de publicação de artigos em Ensino de Física, resenhas de livros, traduções, e outras possíveis produções relativas ao Ensino de Física com a característica de propiciar uma relação mais direta entre o conhecimento produzido em Instituições de Ensino Superior e a atuação cotidiana do professor de Física em sala de aula.

Revista do Professor de Física pretende ser uma publicação quadrimestral, disponibilizada em meio virtual.

O objetivo principal é o encurtamento da distância entre conhecimento e saberes de caráter acadêmico, produzidos no âmbito das Instituições de Ensino (superiores ou não) e as práticas cotidianas dos professores em sala de aula, em particular daqueles que atuam no Ensino Médio.

Com isso, a Revista do Professor de Física se propõe a ser um mecanismo de diálogo entre duas instâncias do Ensino de Física e das produções de conhecimentos, saberes e experiências que lhe são próprias.

O conteúdo da revista é disponibilizado livre e gratuitamente, tendo em vista que o livre acesso permite e estimula uma maior democratização e divulgação do conhecimento.

 

 

POLÍTICAS DE SEÇÃO

ARTIGOS

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os trabalhos submetidos à Revista do Professor de Física passam por duas etapas distintas de avaliação: a análise prévia e a análise do parecerista.

A primeira avaliação, ou análise prévia, é realizada pela Comissão Editorial, com o objetivo de identificar a adequação do trabalho aos padrões da revista. Nessa etapa as submissões poderão ser rejeitadas ou encaminhadas para a próxima etapa de avaliação.

A segunda avaliação será realizada por pareceristas, acadêmicos, a convite do Conselho Editorial ou da Comissão Executiva, cuja área de atuação corresponderá ao tema proposto pelo autor.

Após essa segunda avaliação, a submissão será encaminhada novamente ao seu autor com as sugestões do parecerista, dando àquele a possibilidade de reescrever o seu texto e voltar a submetê-lo a análise. A Revista do Professor de Física reserva para si o direito de publicar os textos que atenderem aos critérios dos pareceristas ou que sejam de interesse de seu Corpo Editorial.

A revista preza, sobretudo, pelo diálogo que se deve estabelecer entre aquele que expõe suas ideias e o avaliador. Sendo assim, nos propomos a tornar o processo de submissão de artigos um canal aberto à troca de conhecimento e respeito pelas opiniões divergentes do Conselho Editorial, no sentido de fazer com que haja uma avaliação construtiva dos textos submetidos.

Revista do Professor de Física não veiculará conteúdos racistas, sexistas, homofóbicos, de cunho preconceituoso ou que firam a integridade das pessoas. Os trabalhos publicados não expressam necessariamente as opiniões do Corpo Editorial da revista. Os autores, considerados individualmente, são responsáveis por suas opiniões e posições.

 

PERIODICIDADE

Revista do Professor de Física tem periodicidade quadrimestral.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

ARQUIVAMENTO

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...