A influência do marketing de medicamentos nas doenças psicossomáticas

Autores

  • Renata Coentrão Marques Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro de Ciências Médicas, Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico. Rua: Doutor Celestino, 74 Centro, Niterói, RJ, Brasil CEP: 24020-091

Palavras-chave:

Marketing, Medicamentos, Psicossomática, Indústria Farmacêutica, Ética

Resumo

O estilo de vida de acordo com a cultura de consumo demonstra aspectos simbólicos como individualismo, auto-imagem e identidade valorizados. Neste contexto, o marketing estimula a dependência das pessoas aos medicamentos e o seu consumo torna-se intenso. Este trabalho teve como objetivo estudar a relação do marketing de medicamentos nas doenças psicossomáticas. Utilizou-se como instrumental da pesquisa a revisão bibliográfica. marketing apresenta-se como uma estratégia para conseguir vender seus produtos e satisfazer os clientes, mas a aplicação do marketing de medicamentos não pode se sujeitar a monopólios competitivos. O consumidor tem direito a informação de forma adequada e completa sobre os medicamentos, consciente de sua ação e contraindicação. Concluiu-se que os medicamentos não devem ser tratados como um bem de consumo não durável, pois estão relacionados à saúde dos consumidores, gerando os riscos e agravos a esta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Coentrão Marques, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Psicóloga (UFF) e Licenciada em Letras (UNESA); Especialista em Psicossomática e Cuidados Transdisciplinares com o Corpo (UFF) e Desenvolvimento Infantil (PESTALOZZI)

Mauro Leonardo Salvador Caldeira dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF), Centro de Ciências Médicas, Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgico. Rua: Doutor Celestino, 74 Centro, Niterói, RJ, Brasil CEP: 24020-091

Enfermeiro (UERJ); Doutor em Enfermagem (UFSC); Docente da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Downloads

Publicado

30-09-2014

Como Citar

1.
Marques RC, Santos MLSC dos. A influência do marketing de medicamentos nas doenças psicossomáticas. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2014 [citado 18º de abril de 2024];5(3):pag. 2154-2172. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/707

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)