Construindo a pirâmide alimentar e um novo conceito de alimentação saudável
Palavras-chave:
Educação e SaúdeResumo
O presente estudo buscou diagnosticar o conhecimento de estudantes sobre os aspectos que envolvem a alimentação saudável e a partir deste realizar uma atividade de intervenção de cunho teórico-prático. Dessa forma, foi aplicado um questionário a estudantes do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da periferia do município de Capanema, Pará, norte do Brasil. O questionário continha cinco questões fechadas compostas por três alternativas que buscavam observar se os alunos faziam relação ao conteúdo da pirâmide alimentar com a sua dieta alimentar diária. A partir deste estudo pode-se perceber que existe uma grande dificuldade por parte dos estudantes em aplicar os conhecimentos que se trabalham na escola. Para o aluno o mundo da teoria é ainda muito distante da vivência. Auxiliar na consolidação desses conhecimentos trazendo para a vivência desses estudantes é de fundamental importância para estimular o pensar e o agir fazendo com que estes reflitam sobre seus próprios hábitos e possam ser agentes de sua própria saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).