GESTÃO DE RISCO HOSPITALAR:

UM ENFOQUE NA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE

Autores

  • Cássio de Almeida Lima Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)
  • Jordana Silva Faria UNIMONTES
  • Ana Paula Nogueira Machado UNIMONTES
  • Renata Patrícia Fonseca Gonçalves UNIMONTES
  • Marcelo Guimarães Teixeira Fundação Getúlio Vargas (FGV)
  • Ricardo Soares Oliveira Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros
  • Simone Guimarães Teixeira Souto UNIMONTES

Resumo

O presente estudo se norteou pelo objetivo de identificar ferramentas disponíveis para auxiliar o gerenciamento de riscos na atenção à saúde. Trata-se de estudo do tipo revisão integrativa de literatura, a qual foi realizada a partir de material disponível nas bases de dados eletrônicas MEDLINE, PubMed e Banco de Teses da USP. O material se compôs de artigos científicos e tese, publicados entre os anos de 2003 e 2012. A literatura evidencia que a gestão de risco busca a identificação precoce de riscos potenciais, bem como pretende diminuir ou eliminar efeitos adversos decorrentes do atendimento em saúde, com a finalidade de garantir a qualidade na assistência e a segurança do paciente. Por conseguinte, o gestor de risco deve garantir que se realize a prevenção, detecção, registro e correção de deficiências. A maior parte dos instrumentos descritos se refere ao sistema de notificação de acidentes. Outros instrumentos recomendados foram a revisão de prontuários, a participação da equipe multiprofissional e a cooperação do paciente. Adicionalmente, ressaltou-se a integração entre múltiplos métodos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássio de Almeida Lima, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Acadêmico do Curso de Graduação em Enfermagem da UNIMONTES. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da UNIMONTES/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem da UNIMONTES.

Jordana Silva Faria, UNIMONTES

Assistente Social. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela UNIMONTES.

Ana Paula Nogueira Machado, UNIMONTES

Enfermeira. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES).

Renata Patrícia Fonseca Gonçalves, UNIMONTES

Enfermeira. Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem da UNIMONTES.

Marcelo Guimarães Teixeira, Fundação Getúlio Vargas (FGV)

Farmacêutico. Especialista (MBA) em Gestão da Produção e Controle da Qualidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ricardo Soares Oliveira, Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros

Enfermeiro da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros. Especialista em Docência do Ensino Superior.

Simone Guimarães Teixeira Souto, UNIMONTES

Enfermeira. Professora Mestre do Departamento de Enfermagem da UNIMONTES. Membro do Grupo de Pesquisa em Enfermagem da UNIMONTES.

Downloads

Publicado

31-10-2014

Como Citar

1.
de Almeida Lima C, Silva Faria J, Nogueira Machado AP, Fonseca Gonçalves RP, Guimarães Teixeira M, Soares Oliveira R, et al. GESTÃO DE RISCO HOSPITALAR:: UM ENFOQUE NA QUALIDADE E SEGURANÇA DO PACIENTE. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 18º de abril de 2024];5(4):pag. 2862-2876. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1586

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)