TABAGISMO, EX-TABAGISMO E FUMO PASSIVO NO DISTRITO FEDERAL:

ANÁLISE DOS DADOS DO VIGITEL, 2006-2013

Autores

  • Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima Universidade de Brasília
  • Ludmila Da Silva Mello Universidade de Brasília
  • Dayane Luizy Ribeiro dos Santos Universidade de Brasília
  • Kamila Alaman de Oliveira Instituto de Cardiologia, Brasília, Distrito Federal

Palavras-chave:

Tabagismo, Literatura de Revisão como Assunto

Resumo

O inquérito denominado Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) objetiva monitorar a frequência e distribuição dos principais determinantes das DCNT (Doenças Crônicas Não-Transmissíveis) nas capitais dos 26 Estados Brasileiros e no Distrito Federal. O presente estudo trata de uma análise quantitativa e descritiva dos achados do Vigitel para os anos de 2006 a 2013, no que diz respeito ao tabagismo, ex-tabagismo e fumo passivo no Distrito Federal. Os achados do Vigitel para o Distrito Federal não convergiram dos dados elucidados em nível nacional. No Brasil e no Distrito Federal, os homens fumam mais do que as mulheres, não somente sob a égide da prevalência, mas também tendo em foco a carga nicotínica ingerida. As taxas de tabagismo passado são maiores na população feminina e, os dados permitiram inferir que muitas mulheres não chegaram ao ponto de abandonar o vício, mas diminuíram consideravelmente a quantidade de cigarros tragados por dia. Sobre o fumo passivo no Distrito Federal, pode-se afirmar apenas que as mulheres são maioria, quando se analisa a população adulta fumante passiva no domícilio. Ao se observar a frequência de fumo passivo entre adultos no local de trabalho, os homens são maioria, tendo inclusive percentuais que ultrapassam o dobro do estimado para os indivíduos do sexo feminino. Atenta-se para o fato de que muitas variáveis analisadas pelo Vigitel não albergam a idade e escolaridade segundo as 26 capitais brasileiras e Distrito Federal, o que confere certa inespecificidade dos dados coletados, não possibilitando o desenho de programas de prevenção e tratamento do tabagismo em nível regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prince Vangeris Silva Fernandes de Lima, Universidade de Brasília

Enfermeiro egresso da UnB;Especialização em andamento em Direito Sanitário, Fundação Oswaldo Cruz, Brasília, Distrito Federal;Especialização em andamento em Cuidado Pré-natal, Universidade Federal de São Paulo.

Ludmila Da Silva Mello, Universidade de Brasília

Discente do curso de graduação em enfermagem pelo Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde, UnB.

Dayane Luizy Ribeiro dos Santos, Universidade de Brasília

Discente do curso de graduação em enfermagem pelo Departamento de Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde, UnB.

Kamila Alaman de Oliveira, Instituto de Cardiologia, Brasília, Distrito Federal

Especialização em andamento em Enfermagem em Cardiologia, Instituto de Cardiologia, Brasília, Distrito Federal. Enfermeira egressa da UnB.

Downloads

Publicado

31-10-2014

Como Citar

1.
Lima PVSF de, Mello LDS, Santos DLR dos, Oliveira KA de. TABAGISMO, EX-TABAGISMO E FUMO PASSIVO NO DISTRITO FEDERAL:: ANÁLISE DOS DADOS DO VIGITEL, 2006-2013. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 25º de abril de 2024];5(4):pag. 2850-2861. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1581

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)