A QUALIDADE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL

Autores

  • Wellington Danilo Soares Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS/Unimontes
  • Fernando Bryan Duarte Soares Aluno Iniciação científica PIBIC/FAPEMIG - Unimontes.
  • Maísa Tavares Souza Leite Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS/Unimontes
  • Cristina Andrade Sampaio Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes
  • Raquel Schwenck Mello Vianna Universidad Católica de Santa Fé/Argentina
  • Jair Almeida Carneiro Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS/Unimontes
  • João Felício Rodrigues Neto Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - PPGCS/Unimontes

Palavras-chave:

Educação

Resumo

O programa de pós-graduação, no Brasil, traz novas perspectivas no âmbito educacional, social e científico, contribuindo para a formação de mestres e doutores. O objetivo desta pesquisa foi verificar como é realizada a avaliação dos programas de pós-graduação, buscando compreender o surgimento, desenvolvimento e aspectos atuais de tal avaliação, dando ênfase aos programas de pós-graduação da saúde. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, em bases indexadas da literatura, no período de outubro a dezembro de 2013. Constatou-se que a exigência da pós-graduação, sendo frequente, em virtude das especificidades das áreas de atuação dos profissionais, está sendo avaliada de maneira satisfatória por órgãos como o Ministério da Educação (MEC) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo qualidade satisfatória. Pode-se ainda depreender que embora tenha aumentado o investimento e a pesquisa na área da saúde, ainda há pouco crescimento em detrimento de áreas multidisciplinares e exatas.

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Como Citar

1.
Soares WD, Soares FBD, Leite MTS, Sampaio CA, Vianna RSM, Carneiro JA, et al. A QUALIDADE DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL. Rev. G&S [Internet]. 28º de novembro de 2014 [citado 28º de março de 2024];5(4):pag. 2816-2829. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1578

Edição

Seção

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