PERCEPÇÕES DOS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS ACERCA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

Autores

  • Heluana Cavalcante Rodrigues Secretaria da Saúde de Sobral - CE
  • Francisco Rosemiro Guimarães Ximenes Neto
  • Francisca Lopes de Souza Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia
  • Elioenai Dornelles Alves
  • Maria Helena Machado ENSP-FIOCRUZ

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Política de Saúde, Programa Saúde da Família, Saúde Comunitária, Participação Comunitária

Resumo

A Estratégia Saúde da Família (ESF) constitui-se como um das principais políticas instituídas pelo Setor Saúde, para desencadear, fomentar e contribuir com o desenvolvimento de processos favoráveis para a construção de espaços saudáveis e harmônicos, na relação homem-natureza. O estudo objetivou analisar a percepção dos presidentes das associações comunitárias acerca da Estratégia Saúde da Família. Para o desenvolvimento do estudo optou-se por realizar uma pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa, com 12 presidentes das Associações Comunitárias (AC) da sede do município de Sobral. Os sujeitos estudados percebem benefícios da ESF para o território, como a melhora do acesso aos profissionais de saúde, as medicações e aos exames, garantido dessa forma não somente a cura de suas doenças, mas a prevenção de diversas enfermidades. Reconhecem as dificuldades da atuação das equipes da ESF diante das diversidades do território e também da estrutura física de algumas unidades. Com um maior diálogo entre AC e ESF as comunidades terão muitos benefícios, pois com essa parceria todos são beneficiados, profissionais, o usuário e a comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elioenai Dornelles Alves

Professor titular. Pesquisador sênior. Editor chefe da Revista Gestão e Saúde. Coordenador do LEPS - ENF - Universidade de Brasília.

Maria Helena Machado, ENSP-FIOCRUZ

Socióloga. Doutora em Sociologia. Pesquisadora Titular ENSP-FIOCRUZ. Coordenadora do NERHUS e do OBSERVARH-ENSP

Downloads

Publicado

31-10-2014

Como Citar

1.
Rodrigues HC, Ximenes Neto FRG, Souza FL de, Alves ED, Machado MH. PERCEPÇÕES DOS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES COMUNITÁRIAS ACERCA DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA. Rev. G&S [Internet]. 31º de outubro de 2014 [citado 28º de março de 2024];5(4):pag. 2560-2575. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/1100

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>