Comparativo entre Efeito da Carbonatação em Corpos-de-Prova de Concreto Expostos na Cidade de Pelotas/RS e o Uso de Modelos Matemáticos

Autores

  • Carina Farias Ferreira Universidade Federal de Pelotas
  • Charlei Marcelo Paliga Universidade Federal de Pelotas
  • Ariela da Silva Torres Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n20.2018.04

Palavras-chave:

Conservação, Estruturas de concreto, Carbonatação, Ensaio natural, Modelos de previsão

Resumo

A carbonatação é uma das principais causas do comprometimento do desempenho de estruturas de concreto ao longo do tempo, sendo estudada por diferentes métodos. Esta pesquisa teve como objetivo fazer uma análise comparativa entre a previsão feita por modelos matemáticos existentes na literatura com a profundidade carbonatada encontrada em elementos de concreto na cidade de Pelotas/RS. Para tanto, foram expostos corpos-de-prova de concreto (10x20cm) em diferentes bairros da cidade com o intuito de verificar se ocorre diferença na profundidade de penetração de CO2 ao longo do período de exposição. Os corpos-de-prova foram expostos por um período total de 16 meses, sendo retiradas amostras a cada 4 meses para aplicação de fenolftaleína e determinação da profundidade carbonatada. Em seguida, para comparação e análise dos resultados, foram aplicados os modelos de Smolczyk, Vesikari, Morinaga, Helene e Possan. Como resultado, foram encontrados valores significativos de CO2, e através da aplicação dos modelos de previsão, foi possível observar que o modelo de Helene, apesar das diferenças entre os valores obtidos com sua aplicação e os dados do ensaio natural, representou de forma satisfatória a penetração de CO2 ao longo do tempo para a cidade de Pelotas/RS, muito possivelmente devido às características do concreto utilizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5739: Concreto ”“ Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos. Rio de Janeiro, 2007.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto e execução de obras de concreto armado ”“ Procedimento. Rio de Janeiro, 2014.

BARBOSA, M.C. Estimativa da vida útil de estruturas de concreto armado imediatamente após sua execução. Dissertação de M.Sc., Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Federal de Uberlânida, Uberlândia, 2009.

CADORE, W. Estudo da carbonatação da camada de cobrimento de protótipos de concreto com altos teores de adições minerais e cal hidratada. Dissertação de M.Sc, Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.

CÁNOVAS, M.F. Patologia e terapia do concreto armado. São Paulo, Pini, 1988.

CARMONA, T.G. Modelos de previsão da despassivação das armaduras em estruturas de concreto sujeitas à carbonatação. Dissertação de M.Sc., Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo,2005.

ESTAÇÃO AGROCLIMATOLÓGICA DE PELOTAS, http://agromet.cpact.embrapa.br/estacao/boletim.php. Acessado em janeiro de 2016.

HELENE, P. Contribuição ao estudo da corrosão e armaduras de concreto armado, Tese de D.Sc., Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

HELENE,P. Vida útil das estruturas de concreto. In: IV Congresso iberoamericano de patologia das construções, Porto Alegre, 1997.

JOHN, M.V.; SATO, N.M.N. “Durabilidade de componentes da construção”. Coletânea Habitare,. 20 ”“ 72, v.7, 2006, Porto Alegre.

MORINAGA, S. “Prediction of service lives of reinforced concrete buildings based on the corrosion rate of reinforcing steel”. In: 5th International Conference ”“ Durability of Building Materials and Componentes, 5 ”“ 16, Brighton, Reino Unido, 1990.

NEVILLE, A. Propriedades do concreto. São Paulo, PINI, 1997.

POLITO, G. Corrosão em estruturas de concreto armado: causas, mecanismos, prevenção e recuperação. Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.

POSSAN, E. Modelagem da carbonatação e previsão de vida útil de estruturas de concreto em ambiente urbano. 2010. 265 f. Tese (Doutorado em engenharia) ”“ Programa de Pós-Graduação em Engenharia civil, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

SILVA, P.F.A. Durabilidade das estruturas de concreto aparente em atmosfera urbana. São Paulo, Pini, 1995.

SMOLCZYK,H.G. “Physical and chemical phenomena of carbonation”. In: RILEM Colloquium on carbonation of concrete, Athénes, 1976.

SZCZEPANIAK, R.F. Biomonitoramento e avaliação da atividade antioxidante e níveis de acetilcolinesterase no sistema nervoso central de animais expostos à poluição atmosférica da cidade de Pelotas ”“ RS. 2014.83f. Dissertação de M.Sc.Programa de Pós Graduação em Bioquímica e Bioprospecção, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

VESIKARI, E. “Service life prediction of concrete structures with regard to corrosion of reinforcement”. In: Report n 553, Technical research centre of finland, Finland, 1988.

Downloads

Publicado

30-07-2018

Como Citar

Ferreira, C. F., Paliga, C. M., & Torres, A. da S. (2018). Comparativo entre Efeito da Carbonatação em Corpos-de-Prova de Concreto Expostos na Cidade de Pelotas/RS e o Uso de Modelos Matemáticos. Paranoá, 11(20). https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n20.2018.04

Edição

Seção

Tecnologia, Ambiente e Sustentabilidade

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.