Interethnic@ - Revista de estudos em relações interétnicas

Interethnic@ acompanha a crescente e intensa atividade dos pesquisadores e estudiosos sobre relações interétnicas e raciais nas Ciências Sociais e áreas afins, contribuindo com a divulgação científica e o diálogo intercultural entre a academia, áreas técnicas que atuam no tema e as sociedades e grupos identitários envolvidos.

A missão da Interethnic@ é divulgar a produção científica sobre as relações interétnicas e raciais, colaborando com a compreensão do tema, facilitando a comunicação entre a academia, técnicos e a sociedade, e o desenvolvimento teórico da Antropologia e das Ciências Sociais.

Interethnic@ busca abrir um espaço de diálogo intercultural e multidisciplinar sobre temas referentes às relações interétnicas compreendidas em termos abrangentes.
 
Classificada no Qualis Periódicos, pela avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no quadriênio 2013-2016, como: B2 - Antropologia, B4 - Interdisciplinas e C - Sociologia.
 

Notícias

 

Chamada: Dossiê “Saberes transformativos em prática na academia”.

 

A Interétnica convida para apresentar trabalhos ao dossiê organizado pelas professoras Cristiane Portela, Mônica Nogueira e Sílvia Guimarães doMestrado em Sustentabilidade junto ao Povos e Terras Tradicionais (MESPT) da Universidade de Brasília (UnB).

Prazo de submissão de trabalhos: 30 de julho de 2018.

Este dossiê pretende reunir trabalhos advindos das experiências do curso de pós-graduação profissionalizante em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais desencadeadas por discentes e docentes da Universidade de Brasília. Trata-se de um curso voltado para estudantes oriundas/os das denominadas comunidades tradicionais (indígenas, quilombolas e outras) ou de profissionais que atuam em parceria com essas comunidades. Nesse sentido, a proposta deste dossiê é mostrar a potência das produções dessas/es estudantes em criar trabalhos que desfiam saberes acadêmicos hegemônicos em seus formatos, conceitos, teorias e metodologias. Por outro lado, pretende trazer discussões que as/os professoras/es do curso vêm produzindo sobre saberes docentes em práticas pedagógicas, em sala de aula e ambientes de orientações, movidas/os pelas provocações desencadeadas pelas/os estudantes. O dossiê se refere a saberes que se mobilizam e movimentam na experiência a que são submetidos esses sujeitos, docentes e discentes, transformando o campo acadêmico.

 
Publicado: 2018-04-08 Mais...
 

Publicação: Interethnic@ - Volume 20, número 3

 

Nesta edição, publicamos a Monografia de Graduação de Christian Ferreira Crevels, apresentada no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília - UnB, titulada "A semente pesada nas terras da discórdia: O Santuário dos Pajés e o signo imóvel".

RESUMO
Este trabalho percorre as trajetórias dos grupos envolvidos ao longo da resistência de uma comunidade indígena urbana frente à tentativa de implantação de um bairro sobre sua área de culto sagrado. Por meio de distintos caminhos metodológicos entre etnografia, análise de documentos jurídicos e legais, observação da mídia produzida sobre o tema, o estudo do conflito é realizado por um olhar fenomenológico em busca das operações simbólicas envolvidas nas construções narrativas das partes no esforço de construir suas histórias. O objeto que se tem localiza-se em Brasília, no Distrito Federal, e se mostra como um modelo para a diversidade da existência indígena no Brasil contemporâneo, por sua complexidade. Assim, para esclarecer a posição frágil do índio frente ao programa nacional, que transita em meio à administração e a opinião pública, como também as estratégias indígenas de retomar sua autonomia perante a própria história.

Palavras-chave: identidade étnica; territorialidade; políticas indigenistas; movimentos indígenas.

 
Publicado: 2017-12-30
 

Publicação: Dossiê "LAGERI: 20 anos"

 

O dossiê LAGERI: 20 ANOS, organizado pelo Prof. Stephen Grant Baines, reúne os trabalhos de seis membros do Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI), grupo de pesquisa criado em 1997 no Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB). Esses trabalhos demonstram a a riqueza da produção acadêmica realizada no âmbito do LAGERI.

Assim como na edição anterior da Interethnic@, além do formato PDF, foram incluídas versões em HTML, para leitura online, EPUB, para leitura em tablets e leitores de e-book, e MOBI, para leitura no leitor de e-book Kindle.

 
Publicado: 2017-12-30
 
Outras notícias...