Quando corpo-território resiste: violações de direitos na vida de uma mulher indígena Mehῖ (Krahô)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v24i1.54423

Palavras-chave:

biografia, Krahô, mulheres indígenas, saúde, metodologias insurgentes

Resumo

Este artigo é uma homenagem à grande mulher indígena, Creuza Prumkwyj Krahô, que nos reuniu e ensinou sobre ativismo, política e rede de alianças. Trazemos a biografia dessa liderança, pautada por ações de mobilização na busca por direitos indígenas, especialmente, na saúde indígena, diante do aumento expressivo de mortes entre as mulheres Krahô (Mehῖ). Este artigo apresenta uma experiência inovadora de abordagem de imersão histórica e cosmológica na vida e obra de uma liderança indígena feminina Krahô, por meio de um investimento metodológico pautado em análises de fatos e momentos que marcam a trajetória dessa liderança a partir de seus relatos, da produção de documentos escritos, além da nossa própria convivência direta com ela em contextos variados. O texto apresenta formas de compreender a história, o conhecimento indígena, sua produção e reprodução a partir de relatos biográficos e diálogos interculturais que conectaram vidas, pessoas e coletivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Aldé, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFG.

Welitânia de Oliveira Rocha, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UnB.

Sílvia Guimarães, Universidade de Brasília (UnB)

Doutora em Antropologia Social e professora do Departamento de Antropologia (DAN) da UnB, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e no Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (Mespt). Coordenadora do Laboratório Matula - sociabilidades, diferenças e desigualdades.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

ALDÉ, Verônica; DE OLIVEIRA ROCHA, Welitânia; GUIMARÃES, Sílvia. Quando corpo-território resiste: violações de direitos na vida de uma mulher indígena Mehῖ (Krahô). Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 22–50, 2024. DOI: 10.26512/interethnica.v24i1.54423. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/54423. Acesso em: 2 jul. 2024.