Os negros do Largo da Baía: memórias e histórias de uma comunidade negra quilombola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/interethnica.v24i1.54433

Palavras-chave:

quilombo, escravidão, terra

Resumo

Este artigo, ao trazer as memórias subterrâneas da comunidade negra quilombola Família Cardoso, Nioaque/MS, expõe o seu passado, demonstrando as especificidades desses camponeses negros, seus caminhos de constituição e sua luta em realizar a reprodução social camponesa. Com isso, traz à tona a trajetória de vida dos descendentes de escravizados da família Cardoso, e, como consequência, a história de sua origem e formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Barboza Plínio dos Santos, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Antropologia Social e professor da Universidade de Brasília, no Departamento de Antropologia (DAN) e no Mestrado em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (Mespt). Membro do Laboratório Matula - sociabilidades, diferenças e desigualdades e do Cauim – grupo de estudos e práticas dialógicas junto a povos e territórios tradicionais.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Como Citar

BARBOZA PLÍNIO DOS SANTOS, Carlos Alexandre. Os negros do Largo da Baía: memórias e histórias de uma comunidade negra quilombola. Revista de Estudos em Relações Interétnicas | Interethnica, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 210–234, 2024. DOI: 10.26512/interethnica.v24i1.54433. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/interethnica/article/view/54433. Acesso em: 2 jul. 2024.