Interethnic@ - Revista de estudos em relações interétnicas

PREZADOS AUTORES,

A PARTIR DE 22/10/2018, TODAS AS SUBMISSÕES DEVEM SER FEITAS PELA URL http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/interethnic, a maioria dos cadastros foi importada, mas caso não consiga fazer o login, mesmo após a recuperação de senha no novo portal, será necessário fazer novo cadastro, incluindo a afiliação e o ORCID.

Os usuários cujos cadastros foram importados no OJS3 devem incluir no seu perfil a afiliação, mini-biografia e o ORCID

Administração do Portal de Periódicos da UnB

 
 

 

A Interethnica acompanha a crescente e intensa atividade dos pesquisadores e pesquisadoras sobre relações interétnicas e raciais nas Ciências Sociais e humanidades, contribuindo com a divulgação científica e o diálogo intercultural entre sujeitos epistêmicos das sociedades e grupos identitários e da academia.

Sua missão é contribuir com a divulgação de produção científica desse campo e contribuir com sua compreensão e o desenvolvimento teórico. Também busca abrir espaços de diálogo intercultural e multidisciplinar sobre temas correlatos às relações inter étnico-raciais compreendidas em termos abrangentes.

A revista é editada pelos pesquisadores e pesquisadoras do Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI) e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Movimentos Indígenas Políticas Indigenistas e Indigenismo (LAEPI), ambos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Brasília (UnB). respectivamente vinculados ao Departamento de Antropologia (DAN) e ao Departamento de Estudos Latino-americanos (ELA). O LAGERI e o LAEPI são espaços de pesquisa e extensão que promovem diversas atividades de debate sobre investigações em elaboração ou em andamento, além de trabalhos finalizados e publicações acadêmicas.

No quadriênio 2013-2016, a Interethnica foi classificada no Qualis Periódicos, avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como: B2 em Antropologia.

Indexações: OJS, Qualis, PKP/Index, Sumários, Diadorim, Livre.

Apoio institucional UnB: UnB, ICS, ELA, DAN, LAEPI, LAGERI, BCE, Portal de periódicos UnB.

PARCERIAS

Rede de Estudos Ameríndios (REA)

Esta parceria editorial, vigente desde 7 de outubro de 2013, busca promover os seguintes objetivos:

1. O planejamento e publicação bilíngue de textos e números especiais entre dois ou mais periódicos da rede de acordo com suas normas editoriais;

2. A indicação de pareceristas para dinamizar e internacionalizar o processo de aprovação, revisão e publicação de textos e números especiais bilíngues nos periódicos da rede e em conformidade com suas normas editoriais;

3. O planejamento e realização de conferências, seminários, encontros e oficinas em reuniões científicas para promover os estudos ameríndios; e

4. A divulgação e distribuição dos periódicos nas comunidades antropológicas, organizações indígenas e indigenistas, movimentos indígenas e povos indígenas da América Latina, América do Norte e Caribe.

Este acordo se origina da iniciativa dos seguintes periódicos:

- Intererethnic@ - Revista de Estudos em Relações Interétnicas

- Espaço Ameríndio

- Recherches amérindiennes au Québec

Esses periódicos são livres para promover o contato direto com um ou mais periódicos da rede para a realização das atividades aqui previstas, sem que para isto seja necessário realizar consultas prévias junto aos demais participantes da REA.

Notícias

 

Comunicado: Migração da Interethnica para o novo Portal de Periódicos

 

A Revista Interethnica está migrando para o novo portal de períodicos da UnB.

Assim, por orientação da Biblioteca Central da UnB, pedimos a todos que se cadastrem em http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/interethnica/.

O conteúdo atual está em fase de migração para a nova plataforma, que a partir de agora será utilizada em todos os processos da revista (submissão, avaliação e publicação).

 
Publicado: 2018-08-19
 

Publicação: Interethnic@ - Volume 20, número 3

 

Nesta edição, publicamos a Monografia de Graduação de Christian Ferreira Crevels, apresentada no Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília - UnB, titulada "A semente pesada nas terras da discórdia: O Santuário dos Pajés e o signo imóvel".

RESUMO
Este trabalho percorre as trajetórias dos grupos envolvidos ao longo da resistência de uma comunidade indígena urbana frente à tentativa de implantação de um bairro sobre sua área de culto sagrado. Por meio de distintos caminhos metodológicos entre etnografia, análise de documentos jurídicos e legais, observação da mídia produzida sobre o tema, o estudo do conflito é realizado por um olhar fenomenológico em busca das operações simbólicas envolvidas nas construções narrativas das partes no esforço de construir suas histórias. O objeto que se tem localiza-se em Brasília, no Distrito Federal, e se mostra como um modelo para a diversidade da existência indígena no Brasil contemporâneo, por sua complexidade. Assim, para esclarecer a posição frágil do índio frente ao programa nacional, que transita em meio à administração e a opinião pública, como também as estratégias indígenas de retomar sua autonomia perante a própria história.

Palavras-chave: identidade étnica; territorialidade; políticas indigenistas; movimentos indígenas.

 
Publicado: 2017-12-30
 

Publicação: Dossiê "LAGERI: 20 anos"

 

O dossiê LAGERI: 20 ANOS, organizado pelo Prof. Stephen Grant Baines, reúne os trabalhos de seis membros do Laboratório e Grupo de Estudos em Relações Interétnicas (LAGERI), grupo de pesquisa criado em 1997 no Departamento de Antropologia (DAN) da Universidade de Brasília (UnB). Esses trabalhos demonstram a a riqueza da produção acadêmica realizada no âmbito do LAGERI.

Assim como na edição anterior da Interethnic@, além do formato PDF, foram incluídas versões em HTML, para leitura online, EPUB, para leitura em tablets e leitores de e-book, e MOBI, para leitura no leitor de e-book Kindle.

 
Publicado: 2017-12-30
 
Outras notícias...