Edição Atual

v. 23 n. 1 (2022): Resistência Afro na América Latina
					Visualizar v. 23 n. 1 (2022): Resistência Afro na América Latina

A presença de povos, culturas e tradições de origem africana na América Latina resiste há mais de três séculos ao extermínio e a conflitos modernos e coloniais, resiste ao racismo estrutural e à violência de Estado, resiste à ideologia da miscigenação e às políticas de invisibilidade, resiste ao epistemícido e à perseguição religiosa ou de cunho moral. Essa resistência só foi possível graças às inúmeras modalidades e estratégias vernáculas ou eruditas, comunitárias, nos quilombos e palenques, nas periferias e nas universidades. A múltipla força das estratégias comunitárias tem servido de inspiração para práticas políticas, artísticas e acadêmicas que conectam o rural e o urbano, o centro e a periferia, a tradição e a inovação. Este dossiê visa documentar e discutir essas diversas formas de resistir.

Publicado: 2022-04-19

Capa

Editorial

Conferência

Ensaio visual

Entrevista

Ver Todas as Edições

A Revista de Estudos em Relações Interétnicas acompanha a crescente e intensa atividade das pesquisadoras e pesquisadores sobre relações interétnicas e raciais nas Ciências Sociais e Humanidades, contribuindo com a divulgação científica e o diálogo intercultural e antirracista entre sujeitos de diferentes sistemas de conhecimento.

A Interethnica é um periódico exclusivamente on-line. Publica artigos originais, conferências, entrevistas, ensaios visuais e bibliográficos, resenhas de livros e filmes, e outros textos de natureza acadêmica que apresentem pesquisas empíricas e/ou discussões teóricas relevantes para campo de estudos sobre relações interétnicas e raciais, compreendidas em sentido abrangente. São aceitas submissões em português, espanhol, francês ou inglês. Os artigos selecionados pela Equipe Editorial são submetidos a pareceristas externos em regime de duplo anonimato.

A partir de 2021, a Interethnica passou a ser editada pelas pesquisadoras e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (PPG-PCTs), da Universidade de Brasília (UnB). O PPG-PCTs é um programa interunidades, contando com a participação da Faculdade UnB Planaltina (FUP), da Faculdade de Educação (FE), do Instituto de Ciências Sociais (ICS), por meio do Departamento de Antropologia (DAN), e do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS).

No quadriênio 2013-2016, a Interethnica foi classificada no Qualis Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como um periódico B2 na área de Antropologia e B4 na área Interdisciplinar.

Indexações: OJS, Qualis, PKP/Index, Sumários, Diadorim, Livre.