O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço 1/5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1. O autor deve ter no mínimo titulação de mestre e possuir número de ORCID (https://orcid.org/). Se houver co-autor ambos devem ter a titulação mínima de mestre, permitindo-se no máximo três co-autores por artigo. Não é permitida a co-autoria entre orientador e orientando enquanto o ´vínculo existir.
2. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
3. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
5. Autores são responsáveis por remover toda identificação de autoria do trabalho para agarantir a avaliação cega. Verifique se se a identificação foi removida do texto e na opção Propriedades do Word, quando se clica com o botão direito do mouse no arquivo.

 

 Os originais devem obedecer às seguintes normas:

1.  Artigos: entre 30.000 caracteres e 38.000 caracteres sem espaço(cerca de 15 a  20 páginas);  

2. Resenhas de livros publicados: entre 4200 caracteres e 7000 caracteres digitados (cerca de 3 a 5 páginas).

2.1. Somente serão aceitas resenhas de livros publicados há no máximo 4 anos.

3. Os textos devem ser digitados no programa Word for Windows, com a seguinte formatação:

a) Margens de 3 cm

b) Uso da fonte Garamond ou Times New Roman, corpo 12, espaçamento 1/5 em todo o texto, exceto para as citações com mais de três linhas e para os resumos.

c) Título em português e, logo abaixo, o título em espanhol ou inglês.

d) RESUMO: o resumo deverá acompanhar as línguas escolhidas pelo colaborador; com máximo de 1.000 caracteres sem espaço; espaçamento simples. Logo abaixo deve vir o ABSTRACT OU RESUMEN com a mesma formatação. Trata-se de uma exigência exclusiva para ARTIGOS.

e) PALAVRAS-CHAVE: 03 (três) a 05 (cinco) palavras nas línguas escolhidas pelo colaborador separadas por ponto e vírgula, com a primeira letra em maiúsculo e demais em minúsculo. No caso de ABSTRACT, deverá acompanhar KEYWORDS; no caso de RESUMEN deverá acompanhar PALABRAS CLAVE.

f) Utilizar-se-á fonte Garamond, corpo 11, espaço simples, para as citações com mais de três linhas. As citações devem estar destacadas no texto, por meio de espaçamento semelhante ao do parágrafo na margem esquerda, sem aspas. Para citações no interior de citação usar aspas simples. A revista NÃO utiliza as abreviações op.cit., id. e ib..

g) As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e ser assinaladas entre aspas. ORIENTAÇÕES SOBRE ONDE COLOCAR A NUMERAÇÃO DA CITAÇÃO DE 3 LINHAS:

Quando a citação finaliza a frase:

EXEMPLO: De acordo com Elias Lipiner (2003, p. 54), cinunha era uma “sinagoga ou assembleia dos judeus”1.

Se for nota de uma palavra no meio da frase, seguida de texto:

EXEMPLO: Segundo Elias Lipiner (2003, p. 54), “os vocábulos, no período inquisitorial, variavam de sentido”1 por conta da ausência de convenções.

Quando for referência, sem citação direta:

EXEMPLO: Conforme destaca Elias Lipiner (2003, p. 54), os autos-da-fé possuíam uma periodicidade, sendo realizados aos domingos.1

h) Os textos não devem conter sublinhados, nem negrito. Para destaque, utilizar somente itálico. Palavras em idioma estrangeiro no corpo do texto devem ser empregadas em itálico.

4. As notas de rodapé podem ser usadas para comentários e explicações indispensáveis. 

5. A bibliografia deve estar completa ao final do texto em acordo com as normas de ABNT. Ver exemplos abaixo:

Livros:

CORPO DO TEXTO: (Sennett, 1988, p.21)

BIBLIOGRAFIA: SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

Capítulo de livro:

CORPO DO TEXTO: (Presot, 2010, p.21)

BIBLIOGRAFIA: PRESOT, Aline. Celebrando a Revolução: as Marchas da Família com Deus pela Liberdade e o Golpe de 64. In: ROLLEMBERG, Denise e QUADRAT, Samantha Viz (orgs.). A Construção Social dos remes autoritários: legitimidade, consenso e consentimento no século XX: Brasil e América Latina. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010, p. 15-45.

Artigos publicados em periódicos:

CORPO DO TEXTO: (Rocha, 2000, p.21)

BIBLIOGRAFIA: ROCHA, Antonio Penalves. Idéias antiescravistas da Ilustração na sociedade escravista brasileira. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 20, n. 39, p. 20-38, 2000.

Coletânea:

CORPO DO TEXTO: (Silva, 2001, p.68)

BIBLIOGRAFIA: SILVA, Francisco Ribeiro da. Os mercadores do Brasil e Pombal. In: FURTADO, Junia Ferreira (Org.). Diálogos oceânicos. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001, p. 68-90.

Jornal:

CORPO DO TEXTO: (Villaça, 1988, p.2)

BIBLIOGRAFIA: VILLAÇA, Antônio Carlos. Deus é relação de amor, Deus é amante do homem. Folha de S. Paulo, São Paulo, 02 de jul. 1998. Folha Cotidiano, Caderno 4, p. 2-3.

Anais de Congresso:

CORPO DO TEXTO: (Orlando, Leme, 1984, p.40)

BIBLIOGRAFIA: ORLANDO FILHO, Januário; LEME, Eduardo de Araújo. Utilização agrícola dos resíduos da agroindústria canavieira. In: SIMPÓSIO SOBRE FERTILIZANTES NA AGRICULTURA BRASILEIRA, 2°, 1984, Brasília. Anais... Brasília: Embrapa, 1984, p. 37-94.

Internet:

CORPO DO TEXTO: (Versiani, 2010, s.p.)

BIBLIOGRAFIA: VERSIANI, Fábio Retemosa. Os escravos que Saint-Hilaire viu. Disponível em: <htttp://www.omelete.com.br> . Acesso em 20/08/2010.

Teses, Dissertações e Monografias:

CORPO DO TEXTO: (Santiago, 2009, p.21)

BIBLIOGRAFIA: SANTIAGO, Camila Fernanda Guimarães. Usos e impactos de impressos europeus na configuração do universo pictórico mineiro (1777-1830). 350 f. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em História, Belo Horizonte, 2009.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.