O tema da liberdade do cristão em Lutero e sua influência em Karl Löwith e no idealismo italiano do século XX

Autores

  • Marcio Gimenes de Paula Universidade de Brasília - UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/rfmc.v5i2.12607

Palavras-chave:

Cristianismo, Filosofia da História, Filosofia da religião

Resumo

O presente artigo divide-se em três partes. Na primeira, avaliaremos o tema da liberdade nas teses de Lutero, a saber, no tratado Sobre a liberdade cristã. Na segunda parte, o mesmo conceito será investigado nas teses de Karl Löwith, notadamente nas suas obras De Hegel a Nietzsche e em O Sentido da História. Por fim, na última e terceira parte, observaremos a definição do conceito na obra A História da Europa no Século XIX de Benedetto Croce e em alguns pequenos textos de Giovanni Gentile sobre religião. Desse modo, o intuito do artigo consiste na investigação do tema da liberdade de Lutero ao idealismo italiano. Para tanto, nos limitaremos aos textos mencionados e, por seu intermédio, almejamos investigar um tema central do cristianismo e sua interpretação pela filosofia moderna e contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio Gimenes de Paula, Universidade de Brasília - UnB

Possui graduação em filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), graduação em teologia pelo Seminário Teológico Presbiteriano Independente (1994), mestrado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente é professor adjunto IV do departamento de Filosofia da Universidade de Brasília , membro colaborador e pesquisador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (integrado em projeto de investigação sobre Filosofia da Ação e Valores e em projeto de tradução das obras de Kierkegaard), membro da SOBRESKI (Sociedade Brasileira de Estudos de Kierkegaard), da Associação Brasileira de Filosofia da Religião, do GT de Filosofia da Religião da ANPOF, do Grupo de Filosofia da Religião da UnB, do Grupo de pesquisa sobre a obra de Kierkegaard da UNISINOS, do Grupo Crítica e Modernidade da UNICAMP, do Grupo de Pesquisa de Ética e Política da UnB, do Grupo Crítica e Subjetividade da UFES e da Sociedade Feuerbach Internacional. Suas pesquisas versam sobre Filosofia da Religião, Ética, Kierkegaard e cristianismo.

Downloads

Publicado

10-08-2018

Como Citar

PAULA, Marcio Gimenes de. O tema da liberdade do cristão em Lutero e sua influência em Karl Löwith e no idealismo italiano do século XX. Revista de Filosofia Moderna e Contemporânea, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 279–306, 2018. DOI: 10.26512/rfmc.v5i2.12607. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/fmc/article/view/12607. Acesso em: 28 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)