Notícias

Próximos números 

REVISTA CERRADOS vol. 27, nº 48, ano 2018

Chamada para Publicação
 
Editor Chefe: Prof. Dr. André Luís Gomes
Organização deste número: 
Prof. Dr. Clóvis Meireles Nóbrega Júnior (IFB/CRFI)
Prof.ª Dr.ª. Maria Isabel Edom Pires (TEL/UNB)

A Editoria da Revista Cerrados, Qualis B1, do Programa de Pós- Graduação em Literatura da Universidade de Brasília (UnB), abre chamada para artigos do Volume 27, Número 48, de 2018 intitulado: "SAMUEL RAWET - ENTRE O MAR E AS CIDADES: TRÂNSITOS MIGRATÓRIOS, CULTURAIS E IDENTITÁRIOS NA OBRA DO ESCRITOR"
 
Data limite para envio de artigos: 15 DE DEZEMBRO DE 2018

Em 2019, mais especificamente, no dia 23 de julho, o escritor Samuel Rawet, judeu- polonês, radicado no Brasil, completaria 90 anos. Passados 35 anos de sua morte, em pleno século XXI, sem muito esforço, podemos constatar o que acreditamos ser uma significativa contradição: embora a obra de Samuel Rawet seja de singular importância para a literatura brasileira contemporânea, a fortuna crítica acerca de sua produção escrita (ficção, ensaios e outros) ainda é bastante modesta. Mesmo se levarmos em consideração que parte de sua obra tenha sido reunida e publicada em 2004, as lacunas ainda são grandes.

Partindo dessa constatação e por ocasião do 90º aniversário de nascimento do autor, a revista Cerrados coloca em destaque, em seu próximo número, um dossiê em homenagem ao referido escritor: Samuel Rawet - entre o mar e as cidades: trânsitos migratórios, culturais e identitários na obra do escritor.   Tal dossiê foi pensado tendo em vista os diversos trânsitos culturais, espaciais e sociais com os quais o escritor marcou sua presença/ausência na literatura brasileira contemporânea.

O dossiê aceitará artigos que enfoquem a obra de Samuel Rawet considerando as múltiplas possibilidades abarcadas pelo título do dossiê. Convém, ainda, atentar-se para alguns dos temas daí decorrentes: 

  1. Os sentidos da imigração na obra;
  2. Os trânsitos entre identidades culturais e religiosas;
  3. Os trânsitos entre afetividades;
  4. A deambulação como estratégia de expressão;
  5. A relação de sua obra com outras artes e/ou outras áreas do conhecimento;
  6. A crítica à obra: da recepção aos dias atuais;
  7. O ensaio, a crônica e o teatro em Samuel Rawet;
  8. Diálogos entre recursores e seguidores.

Em outra visada, não menos importante, serão aceitos trabalhos que investiguem os prefaciadores da sua obra; as suas entrevistas; os verbetes de dicionário onde constam o seu nome; as antologias, ou uma história das antologias, de que participou; e as muitas críticas de rodapé.

Assim, este número da revista Cerrados objetiva apontar caminhos temáticos, críticos e bibliográficos sobre a obra do escritor, no intuito de ampliar o debate sobre ela, sempre buscando traçar uma trajetória crítica e visando um público cada vez maior de leitores. Além de contribuir, é claro, para ampliação da fortuna crítica de Samuel Rawet.

Pretende-se, ainda, com essa publicação, fomentar o Acervo Samuel Rawet que vem sendo construído por nós, pesquisadores da Universidade de Brasília e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília - Campus Riacho Fundo, assunto sobre o qual trataremos mais detidamente na apresentação desse dossiê.

Ao menos um dos autores da contribuição enviada deverá ter a titulação de doutor.

Em face de migração para a nova plataforma, solicitamos que:

TODAS AS SUBMISSÕES DEVEM SER FEITAS PELA URL http://periodicos.unb.br/ojs311/index.php/cerrados, a maioria dos cadastros foi importada, mas caso não consiga fazer o login, mesmo após a recuperação de senha, será necessário fazer novo cadastro, incluindo a afiliação e o ORCID (https://orcid.org/register).

PRORROGADA - Chamada para o número 46

 
Está aberta a chamada de artigos para o número 46 da Revista Cerrados -  Revista do Programa de Pós-Graduação em Literatura, previsto para ser publicado em 2018.  
Publicado: 2018-04-10 Mais...
 
1 a 1 de 1 itens